O inventário é o documento no qual se descrevem e se avaliam os componentes patrimoniais de uma entidade, no todo ou em parte. É um arrolamento de bens. Quando fazemos o inventário de mercadorias, estamos discriminando cada espécie de mercadoria e seu valor. Dessa forma, temos uma descrição analítica do elemento patrimonial denominado Mercadorias. O total apurado no inventário aparecerá de forma sintética no Balanço Patrimonial. É um dos meios utilizados pelos gestores para a fiscalização dos bens existentes em poder de uma entidade e, na sua essência, para o levantamento do Balanço Patrimonial e para a apuração do resultado do exercício. As empresas utilizam duas formas para inventariar o estoque de mercadorias! explique bem mais aprofundado?
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Boa tarde,
As duas metodologias de avaliação do estoque são o inventário permanente e o inventário periódico, vamos detalhar cada um deles.
O inventário permanente, mais comum em empresas maiores, com estoque de maior porte ou de movimentação mais constante. Nessa metodologia o estoque é acompanhado continuamente no momento de cada transação de entrada e saída e o custo da mercadoria vendida (CMV) é apurado no momento de cada venda.
O inventário periódico é mais comum em empresas com um estoque de porte menor ou com rotação menor. O acompanhamento desse tipo de estoque, como o próprio nome sugere, é feito periodicamente, através de contagem física do estoque. Então o CMV é apurado no momento da contagem do estoque.
Perguntas interessantes
História,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Ed. Moral,
1 ano atrás
Pedagogia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás