O intestino é dividido em duas partes: delgado e grosso. O intestino delgado apresenta 3 partes, sendo que a primeira parte corresponde ao duodeno, descrito assim por Herófilo da Macedônia por apresentar o comprimento de doze dedos. Já o intestino grosso, localizado no final do delgado, possui de 1 a 1,5 metro e é dividido em 7 partes, sendo diferenciado do intestino delgado por apresentar diâmetro mais amplo, presença saculações do colo (haustros), apêndices omentais (epiplóicos) e as tênias do colo. Com base nessa informação, analise as afirmações a seguir.
A apendicite é uma inflamação do apêndice vermiforme. Uma vez que a apendicite começa, não há terapia médica efetiva, então ela é considerada uma emergência médica. Quando tratada rapidamente a maioria das pessoas se recobra da apendicite sem dificuldade. Se o tratamento for postergado, o apêndice pode estourar, causando infecção e até morte.
PORQUE
O duodeno recebe a bile do fígado e da vesícula biliar pelo ducto colédoco e o suco pancreático pelo ducto pancreático do pâncreas. Esses dois ductos unem-se para formar uma entrada conjunta no duodeno, a ampola hepatopancreática.
A
As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
B
As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
C
A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
D
A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira
E
As duas afirmações são falsas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
A alternativa B) As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
A apendicite precisa ser resolvida o mais rápido possível, caso ela estoure dentro da cavidade, toda ela será contaminada pelas bactérias que se desenvolveram no apêndice, podendo até mesmo causar uma septicemia.
O figado produz a bile, que se acumula na vesícula pancreática, e o pâncreas produz o suco pancreático.
O ducto colédoco é o ducto que transporta a bile para a vesícula biliar, e o ducto pancreático transporta o suco pancreático.
Esses dois ductos se unem e formam a ampola hepatopancreática, que se liga ao duodeno e permite a secreção dessas substâncias no intestino delgado.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes