O interior dos ossos longos (ex: fêmur, osso da coxa) é preenchido por dois tipos de medula óssea: nas extremidades (epífises) fica a medula........................................, formadora de ............................. e no canal central (diáfise) encontra-se a medula ............................... , constituída por tecido .....................................
ME AJUDEM PFVVV
Soluções para a tarefa
Resposta: O interior dos ossos longos (ex: fêmur, osso da coxa) é preenchido por dois tipos de medula óssea: nas extremidades (epífises) fica a medula vermelha formadora das células sanguíneas e no canal central (diáfise) encontra-se a medula amarela, constituída por tecido adiposo.
Explicação: A medula óssea está localizada no interior dos ossos. Ela pode ser do tipo amarela, cuja constituição é de tecido adiposo, sendo conhecida popularmente como tutano; ou vermelha, sendo responsável pela formação de células sanguíneas, repondo-as continuamente.
No estágio embrionário, a medula é predominantemente do tipo vermelha; mas, aos poucos, ela deixa de produzir células sanguíneas em alguns ossos, acumulando gordura em seu interior. Dessa forma, a medula vermelha passa a ser encontrada somente em algumas estruturas ósseas, geralmente longas, como costelas, vértebras, esterno, clavícula, crânio, ossos pélvicos e extremidades do fêmur e úmero.