O interesse de Michel Foucault como observador do mundo social era estudar como o poder se configura nas sociedades modernas. Com base nisto, e no que foi trabalhado em sala de aula, defina a ideia de "sociedade disciplinar".
Soluções para a tarefa
Para Foucault o exercício do poder nas sociedades modernas não deve ser compreendido como a execução neutra da vontade de um soberano ou grupo de poucos soberanos, como era nas sociedades medievais, mas como a interação entre microestruturas de poder.
O tipo mais comum de microestrutura de poder é a estrutura disciplinar, através das quais os sujeitos são, a todo momento, disciplinarizados pelos agentes do Estado, o detentor efetivo do poder, de modo que aprendem, através da coerção e da violência, a agir de acordo com aquilo que é esperado deles e a reproduzir esta mesma estrutura de violência contra os que se recusam a agir de acordo com as estruturas do poder, de modo que o poder se perpetua não pelas próprias mãos do reis mas pelas mãos dos súditos.
Um exemplo deste tipo de estrutura, para Foucault, são as escolas, onde os alunos são coagidos a agir de acordo com uma determinada estrutura e aprendem a julgar como inferiores aqueles que se recusam a obedecer às ordens proferidas pelo poder estabelecido.