O intercâmbio de ideias, informações e culturas, através dos meios de comunicação, imprimem mudanças profundas no espaço geográfico e na construção da vida social, na medida em que transformam os padrões culturais e os sistemas de consumo e de produção, podendo ser responsáveis pelo desenvolvimento de uma região. HAESBAERT, R. Globalização e fragmentação do mundo contemporâneo. Muitos meios de comunicação, frutos de experiências e da evolução científica acumuladas, foram inventados ou aperfeiçoados durante o século XX e provocaram mudanças radicais nos modos de vida, como por exemplo, A) a diferenciação regional da identidade social por meio de hábitos de consumo. B) o maior fortalecimento de informações, hábitos e técnicas locais. C) a universalização do acesso a computadores e a Internet em todos os países. D) a melhor distribuição de renda entre os países do sul favorecendo o acesso a produtos originários da Euro- pa. E ) a criação de novas referências culturais para a identidade social por meio da disseminação das rede de fast- -food.
Soluções para a tarefa
Letra E.
Porque as redes de fast food (ou comida rápida) comercializam produtos alimentícios que pertencem às culturas dos países mais desenvolvidos.
Na prática, o que ocorre é uma aculturação global relacionada à alimentação.
Como exemplo de empresa multinacional que trabalha no ramo de fast food, podemos destacar:
McDonald's (empresa norte americana) - que vende sucos, refrigerantes e sanduíches preparados de acordo com a cultura alimentícia dos Estados Unidos da América do Norte.
Força e Honra!
Resposta:
Explicação:
Conforme o enunciado, compreende-se que a alternativa correta é a letra E.
A alternativa A é incorreta, uma vez que os fatores da cultura local interferem, para que a região tenha uma diferenciação.
Já a B também é incorreta porque o processo de globalização faz com que as informações sejam mais globais, ocasionadas pelo avanço da tecnologia.
Por sua vez, a C também é falsa, uma vez que nem todos os países tem acesso a internet.
Assim como a D também é incorreta porque o processo de globalização não significa que a renda seja melhor distribuída entre países do Sul.
A alternativa E é correta porque as redes de fast-food são referências culturais para que uma identidade social seja formada.
Espero ter ajudado!