Geografia, perguntado por darleneramosdantas, 9 meses atrás

O intemperismo pode ser entendido como: em seu desgaste físico (desagregação) ou químico (dissolução). Certamente que você já tenha ouvido o seguinte dito popular “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”. Pois bem, esse dito é uma perfeita representação de como age o intemperismo na rocha. Em suma, o intemperismo consiste na relação da rocha e seu meio. Assim, podemos afirmar que o intemperismo possui relação direta com o contexto geográfico na qual a rocha se localiza. Sobre esta abordagem, é correta a relação existente entre o tipo de intemperismo atuando sobre o corpo rochoso e o clima, apresentada na alternativa: Alternativas Alternativa 1: Por ação do impacto das ondas em paredões rochosos, é muito comum o intemperismo químico nas áreas costeiras. Alternativa 2: O intemperismo físico é predominante no clima amazônico, o que justifica o predomínio de solos pedregosos nessa região. Alternativa 3: Em regiões de elevada pluviosidade, o intemperismo predominante é o físico, dado o impacto da água da chuva com a rocha exposta em afloramentos. Alternativa 4: Em climas áridos há o predomínio do intemperismo físico, motivado, principalmente, pelas variações abruptas de temperatura e pela ação eólica de transporte de sedimentos. Alternativa 5: Na maior parte da região polar, tanto do Hemisfério Norte quanto do Hemisfério Sul, há o predomínio do intemperismo químico, provocado pelo congelamento da água em fissuras de rochas.

Soluções para a tarefa

Respondido por Sabrinaalmeid4
7

4: Em climas áridos há o predomínio do intemperismo físico, motivado, principalmente, pelas variações abruptas de temperatura e pela ação eólica de transporte de sedimentos.

O intemperismo é um dos principais elementos que fazem parte do meio ambiente, ele pode ser químico, físico ou biológico, variando assim de acordo com o clima de cada local e a forma como o vento, a pluviosidade e etc vão fazer parte do mesmo.

Sendo assim, a opção 4 é a única que está correta, pois nas climas áridos durante o dia faz muito calor, causando uma tensionamento das rochas e durante o frio da noite elas acabam se fragmentando.


herberthpincer: pagina 114 da apostila
Perguntas interessantes