O intemperismo é o conjunto de modificações de ordem física e química que as rochas sofrem ao surgir na superfície da Terra. Os produtos do intemperismo, rocha alterada e solo, estão sujeitos a outros processos, como erosão, transporte e sedimentação, os quais acabam levando a denudação continental, com consequente aplainamento do relevo. Nesse sentido, analise os itens de I a III:
I- O intemperismo biológico ocorre quando a degradação da matéria orgânica enriquecem o ambiente com CO2 e quando esta degradação não é completa, vários ácidos orgânicos são formados reagindo com as águas percolantes, tornando-as muito ácidas e aumentando seu poder de oxidação dos minerais.
II- O intemperismo físico é todo processo que provocam a degradação e a fragmentação das rochas, com separação dos grãos minerais, antes coesos, transformando a rocha inalterada em material descontínuo e friável.
III- O intemperismo químico é quando as rochas afloram à superfície da Terra, seus minerais entram em desequilíbrio e, através de uma série de reações químicas, transformam-se em outros minerais, que por sua vez são mais estáveis nesse novo ambiente.
Assinale a alternativa correta
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativas II) e III)
Explicação:
Para aprendizado, lembre que:
Intemperismo é o conjunto de modificações de ordem física (desagregação) e química (decomposição) que as rochas sofrem ao surgirem na superfície da Terra;
- os organismos auxiliam no processo de decomposição e formação da matéria orgânica do solo;
- os produtos do intemperismo, rocha alterada e solo, estão sujeitos a outros processos, como erosão, transporte e sedimentação;
- o intemperismo é classificado como físico e químico, em função dos mecanismos predominantes de atuação;
- os processos intempéricos que atuam como mecanismos modificadores das propriedades físicas dos minerais e rochas (morfologia, resistência, textura, entre outros) são denominados de intemperismo físico;
- o principal agente do intemperismo químico é a água da chuva, que infiltra e percola as rochas;
- as principais reações do intemperismo químico são: hidratação, dissolução, hidrólise e oxidação.
(TOLEDO; OLIVEIRA; MELFI, 2000).
Em relação ao intemperismo, é correto o que se afirma nas alternativas II e III.
Corrigindo a afirmação incorreta acerca do intemperismo
Observe que o processo apontado na alternativa I é descrito como intemperismo biológico, mas que as características atribuídas a ele indicam a ocorrência de transformações químicas sem a ação direta de seres vivos. Para que o intemperismo seja caracterizado como biológico, esse processo deve ter sido causado diretamente por seres vivos, como animais, plantas, micro-organismos ou algas, por exemplo.
Aprenda mais sobre intemperismo em: https://brainly.com.br/tarefa/18777053
#SPJ3