Filosofia, perguntado por Gabrielnitros, 1 ano atrás

O instrumento adotado por Sócrates para o exercício de sua atividade filosófica foi o diálogo, e sempre com o intuito de despertar em todos os homens, a importância de examinar sua vida e suas ideias através da razão. Marque a alternativa que melhor representa o “método socrático”. *

A) Sócrates construiu sua própria escola,o Liceu, nela havia dezenas de alunos que, para fazer parte do corpo estudantil, antes, Sócrates media a capacidade que a pessoa tem de filosofar. Se a pessoa não soubesse de alguma coisa, então, ele não permite a matrícula.1

B) Apesar de ser um dos maiores pensadores de Atenas, jamais quis ensinar as pessoas a filosofar. Ele preferiu escrever livros e discutir seus livros em público,por isso o nome de seu primeiro projeto: A república.

C) Assim como os sofistas, ele se utilizava de todas formas (razão, sentimentos, religião, cosmologias e etc.) para convencer as pessoas sobre suas ideias, isto é, dizer o que a pessoa é e do que ela precisa, a pessoa entendendo a resolução dos conceitos, elas vivem suas vidas de acordo com os ensinamentos socráticos.

D) Sócrates, para não ser condenado à morte, negou, diante dos seus juízes, os princípios éticos da sua filosofia.

E) A profissão de ignorância e ironia de Sócrates fazem parte de seu procedimento geral de refutação por meio de perguntas e respostas breves e constituem um meio de reverter o argumento do interlocutor para fazê-lo cair em contradição. A refutação socrática revela a presunção de saber do adversário, pela insuficiência de suas definições.

Soluções para a tarefa

Respondido por euzinha05
25

A)(ERRADA) Sócrates construiu sua própria escola,o Liceu, nela havia dezenas de alunos que, para fazer parte do corpo estudantil, antes, Sócrates media a capacidade que a pessoa tem de filosofar. Se a pessoa não soubesse de alguma coisa, então, ele não permite a matrícula.

B)(ERRADA) Apesar de ser um dos maiores pensadores de Atenas, jamais quis ensinar as pessoas a filosofar. Ele preferiu escrever livros e discutir seus livros em público,por isso o nome de seu primeiro projeto: A república.

C)(ERRADA) Assim como os sofistas, ele se utilizava de todas formas (razão, sentimentos, religião, cosmologias e etc.) para convencer as pessoas sobre suas ideias, isto é, dizer o que a pessoa é e do que ela precisa, a pessoa entendendo a resolução dos conceitos, elas vivem suas vidas de acordo com os ensinamentos socráticos.

D)(ERRADA) Sócrates, para não ser condenado à morte, negou, diante dos seus juízes, os princípios éticos da sua filosofia.

E)(CORRETA) A profissão de ignorância e ironia de Sócrates fazem parte de seu procedimento geral de refutação por meio de perguntas e respostas breves e constituem um meio de reverter o argumento do interlocutor para fazê-lo cair em contradição. A refutação socrática revela a presunção de saber do adversário, pela insuficiência de suas definições.

  • Apenas alternativa E) esta correta

Respondido por AnthonioJorge
1

A profissão de ignorância e ironia de Sócrates fazem parte de seu procedimento geral de refutação por meio de perguntas e respostas breves e constituem um meio de reverter o argumento do interlocutor para fazê-lo cair em contradição. Logo, a alternativa E está correta.

O método socrático é o método de investigação próprio da filosofia, ou seja: é a busca incessante e rigorosa pela Verdade.

Sócrates utilizava, para isto, a dialética. Por meio da dialética, a investigação da verdade contrapunha opiniões e definições diferentes e peneirava os argumentos para melhor fazer enxergar a verdade os dois interlocutores.

Sócrates, especificamente, tinha o objetivo não de provar a ignorância do ouvinte, mas a ignorância da própria ignorância, ou seja, a arrogância do ouvinte em achar que sabe o que não sabe. Para isto, a ironia socrática foi um famoso meio de chocar o interlocutor e paralisá-lo para, assim, as ideias verdadeiras nascessem dele  - Sócrates usava bastante a metáfora da parteira.

Os sofistas, contudo, não buscavam a verdade, e sim o convencimento, a sedução do ouvinte por meio das técnicas do discurso bem trabalhadas. Para isso, não utilizavam da dialética, e sim da retórica e da oratória, que ensinavam, inclusive, cobrando ouro.

O discurso dialético socrático, assim, é o discurso ideal para uma investigação franca e de boa-fé em busca da verdade, seja em família, entre amigos ou entre colegas de profissão.

O discurso retórico sofista, contudo, é ideal apenas para momentos em que debates públicos ocorrem, quando o convencimento do público se faz mais necessário do que a investigação honesta pela verdade.

Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/30412730

Anexos:
Perguntas interessantes