ENEM, perguntado por agustinmendiol987, 11 meses atrás

O instituto popular, de acordo com o exame da razão, fez da figura do alferes Xavier o principal dos inconfidentes, e colocou os seus parceiros a meia ração de glória. Merecem, decerto, a nossa estima aqueles outros; eram patriotas. Mas o que se ofereceu a carregar com os pecadores de Israel, o que chorou de alegria quando viu comutada a pena de morte dos seus companheiros, pena que só ia ser executada nele, o enforcado, o esquartejado, o decapitado, esse tem de receber o prémio na proporção do martírio, e ganhar por todos, visto que pagou por todos. ASSIS, M. Gazeta de Noticias, n. 114, 24 abr. 1892. No processo de transição para a República, a narrativa machadiana sobre a Inconfidência Mineira associa A redenção cristã e cultura cívica. B veneração aos santos e radicalismo militar. C apologia aos protestantes e culto ufanista. D tradição messiânica e tendência regionalista. E representação eclesiástica e dogmatismo ideológico.

Soluções para a tarefa

Respondido por Sabrinaalmeid4
69
Olá,

   A resposta para a sua questão é a letra A:

          A- redenção cristã e cultura cívica.

  Durante a inconfidência, que foi um movimento que buscava a melhoria da qualidade de vida da população mais pobre, muitas pessoas foram mortas para que se mostrasse respeito e um deles foi o Tiradentes.

 Tiradentes se tornou figura máxima da luta da inconfidência e se tornou herói do povo que lutou pelo bem de todos, sendo assim exalta uma 
cultura cívica, além disso sua figura se transformou em algo que lembra a população de Jesus Cristo.
Respondido por juscelino765
35

Resposta:

Resposta correta: letra A - redenção cristã e cultura cívica.

Explicação:

A. Alternativa correta! A narrativa machadiana sobre a Inconfidência encontra respaldo nos esforços da recém instaurada República no Brasil (1889), uma vez que os governantes republicanos não pouparam esforços em encontrar e construir um símbolo nacional que estivesse desvinculado ao passado monárquico. Nesse sentido, a reconstrução da figura de Joaquim José da Silva Alferes - o Tiradentes - através de sua associação com a imagem e trajetória de Jesus Cristo servia ao propósito de erigir um “herói” nacional. Em resumo, a associação entre “redenção cristã” e “cultura cívica” servia ao propósito de estabelecer um significado para o passado de Tiradentes, ao passo que facilitava a compreensão desse significado pelas classes populares.

B. Alternativa incorreta! A narrativa trazida pela questão não menciona aspectos que associam “veneração aos santos” e “radicalismo militar”. Na realidade, o que ocorre é uma associação da figura de Tiradentes à imagem de Cristo.

C. Igualmente incorreta! A narrativa trazida pela questão não realiza uma “apologia aos protestantes”, mas sim uma associação entre a figura de Tiradentes e à imagem de Cristo

D. Alternativa falsa! A narrativa trazida pela questão não enfatiza e não associa a figura de Tiradentes com nenhuma tendência de viés regional. O caráter da figura de Tiradentes deveria ser nacional, uma vez que a sua significação servia ao propósito de eleger um "herói" nacional e, assim, desvincular o regime republicano com o passado monárquico.

E. Igualmente falsa! A narrativa trazida pela questão não aborda aspectos relacionados à “representação eclesiástica” e a não menciona nenhum elemento que possa ser associado a qualquer forma de “dogmatismo ideológico”.

Fonte: AgoraVaiENEM

Perguntas interessantes