O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), unidade vinculada ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) divulga anualmente a taxa consolidada de desmatamento para os nove estados da Amazônia Legal Brasileira (ALB). A taxa foi calculada utilizando o resultado da análise das 229 imagens que recobrem toda a ALB. O valor consolidado da área desmatada por corte raso entre o período de 1 de agosto de 2019 e 31 de julho de 2020 foi de 10.851 km2. Este valor representou um aumento de 7,13% em relação à taxa de desmatamento apurada pelo PRODES em 2019 que foi de 10,129 km2 para os nove estados da ALB. Esta taxa é calculada anualmente, baseada nos dados gerados pelo Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (PRODES).
Fonte disponível em: . Acesso em: 15 Maio 2021.
Corroborando com os dados supracitados, a tabela e o mapa abaixo apresentam a distribuição da taxa de desmatamento para o ano de 2020 nos estados da Amazônica Legal Brasileira.
Disponível em: . Acesso em: 8 Jun. 2021.
Considerando as análises dos dados apresentados na tabela e no mapa acima, avalie as afirmações seguintes.
I. A maior taxa percentual de desmatamento por estado da Amazônia Legal Brasileira em 2020 foi identificada respectivamente nos estados do Pará e do Mato Grosso.
II. Os estados do Amapá e do Tocantins foram os que apresentaram menores áreas desmatadas por km² em 2020.
III. O estado do Amazonas apresentou índices de desmatamento superiores aos registrados nos estados do Maranhão e do Pará.
IV. Por meio da análise do Mapa, é possível notar que o estado do Tocantins foi o mais afetado pelo desmatamento na Amazônia Legal Brasileira em 2020.
É correto apenas o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II.
Alternativa 2:
II e IV.
Alternativa 3:
I, II e III.
Alternativa 4:
I, III e IV.
Alternativa 5:
II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Assertivas I e II. Basta analisar a tabela com os dados.
Explicação:
A alternativa que apresenta as afirmativas corretas sobre os dados apresentados na tabela e mapa do enunciado é a Alternativa 1: I e II.
A seguir, analisaremos cada uma das afirmativas apresentadas no enunciado a fim de conferir a sua veracidade:
I - A primeira afirmativa está CORRETA, uma vez que são os estados do Pará e do Mato Grosso que possuem maior taxa de desmatamento.
II - A segunda afirmativa está CORRETA, dado que Amapá e Tocantins são os estados com menor área desmatada.
III - A terceira afirmativa está ERRADA, pois o Amazonas teve índices de desmatamento inferiores aos do Maranhão e Pará.
IV - A quarta afirmativa está ERRADA, porque Tocantins não é o estado mais afetado pelo desmatamento.
Veja questão relacionada em:
https://brainly.com.br/tarefa/33150713