O início do século XIX, dos anos de 1800 a 1900, foi considerado o período de surgimento da atual ginástica, por causa do surgimento do Movimento Ginástico Europeu, composto pelas escolas Inglesa, Alemã, Francesa e Nórdica (Sueca).
MIRANDA, A. C. M.; NAKASHIMA, F. S. Ginástica. Maringá: Unicesumar, 2018.
A partir disso, associe as duas colunas relacionando as escolas ginásticas e suas características de movimento:
(1) Escola Inglesa
(2) Escola Alemã
(3) Escola Francesa
(4) Escola Sueca
( ) Essa escola integra a ideia de uma educação voltada para o desenvolvimento social, sendo necessários homens completos, sendo orientada tanto para militares quanto para toda a população no intuito de criar o “homem universal”. A Ginástica desenvolveria homens mais corajosos, intrépidos, inteligentes, sensíveis, fortes, habilidosos, adestrados, velozes, flexíveis e ágeis, características necessárias para enfrentar todas as dificuldades assinaladas pelo Estado e pela sociedade. Era composta por um conjunto de dezessete séries: exercícios de marchar, trepar (inclusive trabalho no trapézio), equilibrar, saltar, levantar e transportar, correr, lançar, nadar, mergulhar, escorregar, patinar, esgrimar, dançar, utilizar o cavalo, praticar o tiro, jogar bola, boxear com os punhos e com os pés, entre outros movimentos.
( ) Esse movimento ultrapassava o caráter da saúde e da moral, sendo o caráter militar bastante reforçado, preconizando a preparação dos jovens para guerra e também carregando fortemente a ideologia higienista. Durante os exercícios físicos, utilizavam-se obstáculos, os quais mais tarde foram chamados de “aparelhos de ginástica”. O turnkunst, como foi denominada a ginástica na época, era praticado em local aberto e arborizado, chamado Volkspark Hasenheide (parque do povo). O lugar contava com instalações para a prática dos exercícios e uma praça que servia de local para reuniões.
( ) Baseava-se na ciência, a partir de uma análise anatômica do corpo, e a prática da Ginástica deveria ser dividida em quatro partes: Ginástica Pedagógica ou Educativa; Ginástica Militar; Ginástica Médica e Ortopédica; e Ginástica Estética; tornado evidente o caráter médico-higiênico e anatomofisiológico. Alguns exercícios mais dinâmicos também foram desenvolvidos, como natação, jogos ginásticos, patinação e esgrima.
( ) O movimento esportivo inglês, pelo seu caráter competitivo, é um dos métodos mais conhecidos e difundidos mundialmente. Ele não tem influência direta no campo da ginástica, mas apresentam contribuições, sobretudo, quanto à universalização de conceitos e na promoção da ginástica como esporte olímpico. Suas bases estão assentadas nos jogos, na atividade atlética e no esporte.
A sequência correta dessa classificação é:
Alternativas
Alternativa 1:
(3), (2), (4), (1).
Alternativa 2:
(2), (3), (4), (1).
Alternativa 3:
(3), (2), (1), (4).
Alternativa 4:
(4), (3), (2), (1).
Alternativa 5:
(1), (2), (3), (4).
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 1: (3), (2), (4), (1).
Explicação:
a parti da pagina 18
Alternativa 1:
(3), (2), (4), (1).
Associando:
Escola Francesa
( 3 ) Essa escola integra a ideia de uma educação voltada para o desenvolvimento social, sendo necessários homens completos, sendo orientada tanto para militares quanto para toda a população no intuito de criar o “homem universal”. A Ginástica desenvolveria homens mais corajosos, intrépidos, inteligentes, sensíveis, fortes, habilidosos, adestrados, velozes, flexíveis e ágeis, características necessárias para enfrentar todas as dificuldades assinaladas pelo Estado e pela sociedade. Era composta por um conjunto de dezessete séries: exercícios de marchar, trepar (inclusive trabalho no trapézio), equilibrar, saltar, levantar e transportar, correr, lançar, nadar, mergulhar, escorregar, patinar, esgrimar, dançar, utilizar o cavalo, praticar o tiro, jogar bola, boxear com os punhos e com os pés, entre outros movimentos.
Escola Alemã
( 2 ) Esse movimento ultrapassava o caráter da saúde e da moral, sendo o caráter militar bastante reforçado, preconizando a preparação dos jovens para guerra e também carregando fortemente a ideologia higienista. Durante os exercícios físicos, utilizavam-se obstáculos, os quais mais tarde foram chamados de “aparelhos de ginástica”. O turnkunst, como foi denominada a ginástica na época, era praticado em local aberto e arborizado, chamado Volkspark Hasenheide (parque do povo). O lugar contava com instalações para a prática dos exercícios e uma praça que servia de local para reuniões.
Escola Sueca
( 4 ) Baseava-se na ciência, a partir de uma análise anatômica do corpo, e a prática da Ginástica deveria ser dividida em quatro partes: Ginástica Pedagógica ou Educativa; Ginástica Militar; Ginástica Médica e Ortopédica; e Ginástica Estética; tornado evidente o caráter médico-higiênico e anatomofisiológico. Alguns exercícios mais dinâmicos também foram desenvolvidos, como natação, jogos ginásticos, patinação e esgrima.
Escola Inglesa
( 1 ) O movimento esportivo inglês, pelo seu caráter competitivo, é um dos métodos mais conhecidos e difundidos mundialmente. Ele não tem influência direta no campo da ginástica, mas apresentam contribuições, sobretudo, quanto à universalização de conceitos e na promoção da ginástica como esporte olímpico. Suas bases estão assentadas nos jogos, na atividade atlética e no esporte.
Bons estudos!