História, perguntado por jhennymir7879, 1 ano atrás

O início do processo de emancipação mexicana teve grande participação popular. O padre Miguel de hidalgo liderou indígenas, mesticos e trabalhadores. O que os crioulos, a elite local, fizeram

Soluções para a tarefa

Respondido por matheusguerinxp7axig
13
A revolta contra a dominação colonial no Méxixo começou em 1810. Liderados pelo Padre Miguel Hidalgo, indígenas, mestiços e trabalhadores insurgiram-se sob o lema "Independência e Liberdade".
À medida que a revolta avançava, as massas tomavam as propriedades ameaçando os privilégios dos chapetones e dos criollos. O medo de uma revolta social uniu as elites em torno da Coroa espanhola. Após intensa repressão, o padre Hidalgo foi capturado e fuzilado.
A repressão não impediu que novas lutas surgissem. Um ano depois, no Sul da colônia, explodiu um movimento similar, liderado pelo sacerdote José Maria Morelos. A revolta foi reprimida com violência. Morelos foi morto em 1815.
No início dos ajos 1820, as lutas pela independência ganharam novos contornos. Os espanhóis e os criollos temiam outros levantes populares e a perda do poder. Por isso, as elites se anteciaparam e declararam a independência do Méxixo, sob a liderança de Augustín de Itúrbide. Logo depois, Itúrbide proclamou-se imperador e governou até 1823, quando foi deposto e o país adotou a forma de governo republicana
Respondido por luanafarias200p4iq3n
22

Resposta:

Com o avanço do movimento popular e a tomada das propriedades, os criollos (elite local descendente de

europeus) viram seus privilégios ameaçados. Por isso, uniram-se aos chapetones e à Coroa espanhola para

reprimir o movimento e executar o líder Hidalgo.

Explicação:

Perguntas interessantes