“O início de algo caracteriza a fonte em significado amplo. Com relação ao direito penal, a fonte consiste na origem e na forma de manifestação do direito”.
Fonte: VENERAL, Débora Cristina; FERREIRA, Elizete Aparecida Borges. Elementos do direito penal. Curitiba: InterSaberes, 2020. Capítulo 1.
Conforme o texto acima e os estudos realizados na disciplina de Elementos do direito penal, estudamos que a doutrina clássica identifica as fontes de direito penal em fontes materiais e fontes formais. Sobre o assunto, leia e analise as assertivas abaixo, identificando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F), e, depois, assinale a alternativa que corresponde à sequência correta:
( ) A fonte material decorre da União, responsável pela produção da norma, uma vez que advém do órgão encarregado da criação do direito penal.
( ) As fontes formais referem-se ao modo como o direito é exteriorizado, ou seja, exteriorizam o direito penal, sendo, portanto, fontes de conhecimento ou de cognição.
( ) As fontes formais são classificadas em midiáticas e subjacentes.
A
V, V, F.
B
F, V, F.
C
V, F, V.
D
V, F, F.
E
F, V, V.
Soluções para a tarefa
Respondido por
16
Resposta:
Letra A
Explicação:
Respondido por
5
Resposta:
Resposta certa é a letra A. VVF
Explicação:
A fonte material decorre da União, responsável pela produção da norma, uma vez que advém do órgão encarregado da criação do direito penal.
As fontes formais referem-se ao modo como o direito é exteriorizado, ou seja, exteriorizam o direito penal, sendo, portanto, fontes de conhecimento ou de cognição.
As fontes formais são classificadas em imediatas e mediatas.
Pagina 25.
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
História,
9 meses atrás
Ed. Física,
9 meses atrás
Química,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás