o início da utilização dos computadores e dos softwares nas empresas criou as condições para o uso da tecnologia como ferramenta de gestão. os softwares e os bancos de dados rapidamente se mostraram úteis para apoiar a atividade gerencial e, em particular, as tomadas de decisão. por exemplo, dickson (1968), em seu artigo intitulado "management information-decision systems" ("sistemas de informação e decisão gerenciais"), afirmou que a integração entre sistemas de informação e a administração formava a referência para suprir os novos requisitos de gestão. davis (1974) definiu os sistemas de informação como sistemas integrados homem/máquina geradores de informações para apoiar as funções operacionais, gerenciais e as tomadas de decisão em uma organização. foi essa característica de apoio à gestão que fez com que os sistemas de informação fossem conhecidos como sistemas de informações gerenciais (sigs).eleuterio, m. a. m. sistemas de informações gerenciais na atualidade. curitiba: intersaberes, 2015.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O apoio a tomada de decisões é importante para os gestores, diretores, administradores e proprietários, tendo em mente que cada decisão pode acarretar em grandes mudanças.
Um sistema empresarial oferece diversas vantagens, como o auxílio na tomada de decisão, a criação ou desenvolvimento de uma vantagem competitiva, aumentar a precisão de informações da empresa, diminuir desperdícios, entre vários outros, como a análise de dados e relatórios da empresa.
Resposta:
Resposta D SISTEMA DE APOIO A DECISAO
Explicação:
Esse tipo de ferramenta se caracteriza pelo uso intensivo de processamento numérico, simulações, projeções estatísticas e técnicas de modelagem de problemas para solucionar situações complexas e não estruturadas, como a otimização de linhas de produção, o planejamento de rotas de uma companhia aérea ou a simulação de investimentos financeiros. É importante enfatizarmos a diferença de propósitos entre os SADs e os SIGs. Enquanto os SIGs se destinam à gestão cotidiana das organizações por meio de relatórios gerenciais, os SADs buscam solucionar problemas complexos com simulações de cenários e análises estatísticas, sendo úteis especialmente para as decisões tomadas nos níveis estratégicos das organizações.