O início da engenharia pode ser considerado em q período
Soluções para a tarefa
Engenharia é o campo da ciência que tem por objetivo o aprimoramento e a criação de conhecimentos com utilidade técnica e científica, a partir de embasamentos teóricos de origem na matemática, física, química, entre outras. Dessa forma, engloba áreas que exercem considerável importância no bom funcionamento da sociedade, desde o início da civilização até os dias atuais.
Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de aprofundar as origens da engenharia, com enfoque na engenharia civil e situação atual da mesma. Tendo como metodologia a pesquisa através de fontes na internet, a análise de obras publicadas e a colaboração de pessoas interessadas ou ligadas à engenharia civil.
Este trabalho tem, por fim, a intenção de mostrar que a engenharia se desenvolveu em simultaneidade com a humanidade. A importância que exerce no cotidiano das pessoas é tão extensa que se tornou essencial. Conforme as necessidades de cada época, a engenharia ramificou-se em áreas específicas até tornar-se o conjunto de especificidades que é conhecido e aceito atualmente. Observa-se ainda, que a engenharia civil é uma das mais antigas. Apareceu na história juntamente com a arquitetura, quando o homem deixou a vida nômade e começou a se preocupar com a construção de moradias fixas. Foi aprimorada ao longo dos séculos até chegar ao que se admite hoje. A engenharia civil é a responsável pelas áreas de cálculo estrutural, construção civil, transporte, geotecnia, hidráulica e saneamento.
2 As origens da engenharia
O vocábulo “engenharia” deriva do latim ingenius, (in, “dentro”; genius, “divindade que preside a cada um”). O sentido subjacente é de “talento natural, capacidade intata”. Posteriormente, a palavra assumiu o significado de “aparelho, equipamento bem planejado”. Depois passou a definir “aparelho mecânico”. Assim, o indivíduo que lidava com máquinas era o como engenheiro (ORIGEM DA PALAVRA, 2012). O conceito de engenharia mudou ao longo do tempo. Atualmente, o termo é aceito como a “arte e ciência das construções civis, da fabricação de máquinas ou de quaisquer tipos de engenhos, e do aproveitamento dos recursos naturais para o atendimento das conveniências ou necessidades do homem” (LUFT, 2001).