Geografia, perguntado por Joannamelo21, 4 meses atrás

[...] O início da ditadura (1964) [...] deixa suas marcas na ocupação da Amazônia. Dentro de um discurso nacionalista, os militares pregam a unificação do país. Além disso, é preciso proteger a floresta contra a “internacionalização”. Em 1966, o presidente Castelo Branco fala em “Integrar para não Entregar”. [...] Também nessa época começam as grandes obras [...] em direção à Amazônia. A Transamazônica é inaugurada em 1972 e, dois anos depois, fica pronta a Belém-Brasília. Por meio da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), o governo oferece uma série de incentivos aos interessados em produzir na região. Mas segundo o historiador Alfredo Homma, “os subsídios são direcionados aos mais favorecidos”. [...] Com base nesse texto, o processo de ocupação da Amazônia teve como consequência a ampliação da qualidade de vida das populações tradicionais. diminuição de investimentos destinados ao setor primário. efetivação de uma reforma agrária popular nacional. expansão territorial das fronteiras internacionais do Brasil. redução da biodiversidade existente no Norte do Brasil. ​


carloseduardolk123: Alguém sabe nessa porr@
irmaostecnologia2206: É A E

Soluções para a tarefa

Respondido por theuzindostrabai
7

Resposta:

alternativa E

Explicação:

foi oq coloquei


kaiqueJFbrito: Que explicacao de m3rd
kakichouyio: Para de reclamar e ler o texto novamente , interpretação básico do básico.
Respondido por luamlh
0

O processo de ocupação da Amazônia teve como consequência a redução da biodiversidade existente no Norte do Brasil. A ocupação da Amazônia a partir da construção de grandes obras como a Transamazônica durante a ditadura, desencadearam uma onda de problemas ambientais, entre eles o desmatamento, a biopirataria e pecuária extensiva, que reduzem a biodiversidade da região.

Desenvolvimento da Amazônia

  • Durante a Ditadura Militar, a construção da Transamazônica era um sinônimo desenvolvimentista da região Norte, no entanto, acabou se tornando fronteira de desmatamento.
  • A obra não trouxe impactos positivos significativos à qualidade de vida da população regional.
  • Não houve influência da obra sobre a efetivação da reforma agrária popular nacional.

Aprenda mais sobre a biodiversidade da Amazônia em: https://brainly.com.br/tarefa/38213436

#SPJ2

Perguntas interessantes