O Inicialmente, os portugueses não afetaram a vida dos indígenas e a autonomia do sistema tribal. Mas, a partir de 1534, aproximadamente, essas relações começaram a se alterar. Ao substituir o escambo pela agricultura, os portugueses começaram a virar o jogo. O indígena passou a ser, simultaneamente, o grande obstáculo para a ocupação da terra e a força de trabalho necessária para colonizá-la. Submetê-los, sujeitá-los, escravizá-los, negociá-los tornou-se a grande preocupação. O texto trata de uma mudança na estratégia de colonização do território brasileiro que acarretou o(a)
Soluções para a tarefa
Resposta:
Impactos da presença portuguesa para a população indígena
Com a ampliação da presença portuguesa em terras americanas, a relação entre portugueses e indígenas tornou-se mais conflituosa. O interesse dos portugueses em obter mão de obra para seus empreendimentos na América os levou a escravizar grande número de nativos e gerou violentos conflitos. Milhares de indígenas morreram em virtude das guerras e também das doenças disseminadas pelos colonizadores, como gripe, varíola, sarampo e tuberculose. Outros milhares fugiram do litoral, avançando para o interior do território em busca de refúgio contra a escravização. Com o tempo, a caça aos indígenas transformou-se em uma empresa lucrativa, como explica o texto a seguir.
“Inicialmente, os portugueses não afetaram a vida dos indígenas e a autonomia do sistema tribal. Enfurnados em apenas três ou quatro feitorias dispersas ao longo do litoral, dependiam dos nativos, seus ‘aliados’, para sua alimentação e proteção [...]. Mas, a partir de 1534, aproximadamente, tais relações começaram a se alterar. [...] O estilo de vida e as instituições sociais europeias, como o regime de donatarias ou de capitanias hereditárias, entranhavam‑se na nova terra. [...] Ao substituir o escambo pela agricultura, os portugueses começaram a virar o jogo. O indígena passou a ser, simultaneamente, o grande obstáculo para a ocupação da terra e a força de trabalho necessária para colonizá‑la. [...] Começava, assim, a rendosa empresa de caça ao indígena, e com ela o tráfico de negros da terra – termo utilizado para diferenciá‑los dos negros africanos [...] a fim de abastecer os núcleos de colonização [...]. Já em 1548, o regimento do governador Tomé de Sousa instruía o governo para dobrar os índios hostis aos portugueses, dando‑lhe carta branca para destruir aldeias, matar e punir rebeldes como castigo exemplar.”
Resposta: a resposta é negativo
Explicação: por que os português invadiram as terras brasileiras