Pedagogia, perguntado por ajp2020, 9 meses atrás

O indivíduo nasce com algumas estruturas (reflexos) que, progressivamente, em decorrência da ação do meio e da ação da criança sobre o meio, desenvolvem-se, tornando-se cada vez mais complexas e dando origem a novas estruturas, que, por sua vez, irão se desenvolver pelo mesmo processo originando outras. BROTHERHOOD, R. de M.; LEONEL, W. H. dos S. Psicologia da Educação. Maringá: Unicesumar, 2019. Reimpressão. Com base no exposto e em nossos estudos na disciplina, avalie as alternativas sobre o conceito de estrutura na teoria piagetiana. Alternativas Alternativa 1: As estruturas surgem com o nascimento, estágio operacional concreto, no qual predomina o biológico no desenvolvimento. Alternativa 2: Estrutura é uma unidade abstrata, suscetível de crescimento autônomo, dotada de reações especificas às solicitações do meio. Alternativa 3: Estrutura existe na ação, modificando-se numa sucessão de estágios que compreendem: uma gênese, uma estrutura e a mudança delas. Alternativa 4: Estrutura funciona como um conceito prático, ou seja, em presença de um objeto novo a criança tenta assimilá-lo, aplicando-lhe todos os esquemas de que dispõe. Alternativa 5: A estrutura se desenvolve por etapas, a partir da vida orgânica (reflexos, coordenações sensoriais e motoras) até chegar ao conhecimento lógico-matemático.


matiascamila00: Alternativa 2, pg 78
dirlandaroque: Alternativa 2, pg. 78

Soluções para a tarefa

Respondido por profdanieladomiciano
7

Resposta:

Letra B - Estrutura é uma unidade abstrata, suscetível de crescimento autônomo, dotada de reações especificas às solicitações do meio.

Explicação:

8.

III UNIDADE - Pág. 78

O DESENVOLVIMENTO SEGUNDO JEAN PIAGET

Jean Piaget, na busca pela gênese do desenvolvimento intelectual, desenvolveu, a partir da observação e da experimentação com crianças, um modelo biológico de desenvolvimento, isto é, uma teoria do desenvolvimento da inteligência. Segundo Piletti, Rossato e Rossato (2014), Piaget, no início de seus estudos, não teve como interesse compreender a evolução da inteligência, mas buscou aprender como se organiza o conhecimento do mundo real. Ainda os mesmos autores apresentam que Piaget compreende o desenvolvimento cognitivo como algo dinâmico, “[...]posto que a inteligência existe na ação, modificando-se numa sucessão de estágios que compreendem: uma gênese, uma estrutura e a mudança das mesmas” (PILETTI; ROSSATO; ROSSATO, 2014, p. 43). De acordo com os autores supracitados, a gênese parte de uma estrutura e chega à outra, a qual é preparada por estruturas mais elementares, mas que se sintetizarão em uma estrutura final. As primeiras estruturas surgem com o nascimento, estágio sensório motor, no qual predomina o biológico no desenvolvimento. Para Piaget, em relação às estruturas e pensando nos aspectos intelectuais, no que se refere ao desenvolvimento mental, há três fatores que formam esses processos: o maturacional; a experiência ativa dos sujeitos sobre os objetos; e o fator interacional ou transmissões sociais (PILETTI; ROSSATO; ROSSATO, 2014). Na perspectiva de Piaget, deve-se considerar estrutura como uma unidade abstrata, suscetível de crescimento autônomo, dotada de reações específicas às solicitações do meio. O indivíduo nasce com algumas estruturas (reflexos) que progressivamente, em decorrência da ação do meio e da ação da criança sobre o meio, se desenvolvem, tornando-se cada vez mais complexas e dando origem a novas estruturas, que, por sua vez, irão se desenvolver pelo mesmo processo originando outras.

Perguntas interessantes