“O “individualismo metodológico” é ao mesmo tempo um método heurístico e uma postura intelectual. Ele sustenta que qualquer explicação adequada sobre o mundo social deve estar baseada no indivíduo – em seus objetivos, suas concepções, suas ações, suas escolhas, isto é, em seu comportamento real – e não sobre instituições sociais ou padrões regulares de interação, simbolizados por categorias coletivas e abstratas tais como as Classes, o Estado, o Partido, o Sindicato, etc. Os fenômenos macrossociais, como mudanças significativas nos costumes de uma sociedade, sempre podem (e na realidade devem) ser reduzidos às microrrelações individuais. A única causa efetiva dos fenômenos sociais, sejam eles estruturas permanentes ou processos de transformação histórica, é constituída pela ação dos indivíduos. Ela é “a unidade elementar da vida social” (Elster, 1994, p. 29).”
Fonte: CODATO, A. INDIVIDUALISMO METODOLÓGICO. In: NOGUEIRA, Marco Aurélio; DI GIOVANI, Geraldo (orgs.). Dicionário FUNDAP de Políticas Públicas. São Paulo: FUNDAP, 2012
A economia racional tem como base o individualismo metodológico, método este explicado no texto da contextualização acima. A partir do texto-base, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em relação à economia racional:
( ) O ato ilícito pode ser realizado se trouxer um benefício para o indivíduo superior ao risco que se corre em sua realização.
( ) Este método prevê que a sociedade tem uma macro moral que prevalece no comportamento dos indivíduos.
( ) Antes de se preocupar com valores éticos e morais, este método pensa no ganho da fraude e na probabilidade de ser pego.
( ) A honestidade e a desonestidade são comportamentos atrelados ao cálculo analítico do indivíduo.
( ) O método da economia racional se contrapõe à ideia de que os indivíduos fazem seus próprios cálculos antes de agir.
A F - V - F - V - V
B
V – F – V – V – F
C
V – V – V – V – V
D
F – V – V – V – V
E
F – V – F – F – F
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
A alternativa correta é a A F - V - F - V - V.
Racionalidade (economia) A teoria económica predominante postula a hipótese da racionalidade económica, que corresponde ao homo economicus. Segundo esta hipótese, os indivíduos procuram satisfazer as suas necessidades da forma racionalmente perfeita.
A teoria de escolha racional, também conhecida como teoria de escolha ou teoria da ação racional, é um modelo para a compreensão e, muitas vezes, modelar formalmente o comportamento social e econômico.
Espero ter ajudado.
Perguntas interessantes
Ed. Técnica,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Química,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás
Informática,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás