O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma medida utilizada internacionalmente, para identificar se uma pessoa está dentro do peso adequado ou não. Para calculá-lo, divide-se o peso do avaliado pelo quadrado de sua altura. O resultado obtido é comparado a resultados padrões, que foram estabelecidos de acordo com a média populacional. Nessa comparação, o avaliado é classificado em uma escala que vai desde muito abaixo do peso, até a obesidade mórbida, condição essa caracterizada pela grande quantidade de tecido adiposo. Frente ao questionamento de Jonas, explique por que, para o público a qual ele pertence, o teste de IMC não apresenta resultados confiáveis; e quais os benefícios que esse teste pode trazer para a avaliação da composição corporal de escolares, como Mateus.
Soluções para a tarefa
Resposta: O objetivo do teste é identificar indivíduos que se encontram acima do peso e com grande acúmulo de tecido adiposo, o que pode representar riscos de desenvolvimento de diferentes patologias.
Considerando que Jonas é fisiculturista profissional, o teste não possui grande utilidade frente aos objetivos dele, que é a hipertrofia. Também, ao utilizar o IMC com fisiculturistas - que geralmente possuem grande quantidade de massa muscular e, por isso, maior peso - o IMC acaba por fornecer um diagnóstico equivocado.
Já em escolares, como Mateus, a aplicação do teste de IMC periódico é importante para identificar a quantidade de crianças ou adolescentes em situação de obesidade ou desnutrição. Frente aos dados obtidos, as políticas públicas de assistência social e saúde podem classificar e selecionar os avaliados, para que participem de um programa específico, que venha a promover o seu desenvolvimento saudável. Como é muito incomum que na infância e na adolescência sejam encontrados indivíduos com grande quantidade de massa corporal, o IMC para esse público tende a ser confiável.