O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um indicador sintético, ou seja, é composto por mais de um indicador, que neste caso tem relação com 3 dimensões: a saúde, a renda e a educação. Observe o mapa a seguir, do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), referente à região Nordeste:

Pela análise do mapa, podem ser percebidas discrepâncias entre os vários municípios existentes na região Nordeste. Em relação a estas discrepâncias (no que tange a questão do IDHM), podemos afirmar que:
I – existem desigualdades territoriais no Brasil, em relação ao acesso aos serviços de saúde, à educação e à alimentação adequada.
II – as desigualdades identificadas são insignificantes, já que ficam em patamares numéricos próximos, como o citado no mapa, que se referem, por exemplo, a 0,44 caso de Fernando Falcão no Maranhão, até 0,79 em Fernando de Noronha em Pernambuco.
III – as diferenças socioeconômicas comprometem a equidade e diferenciam os valores em indicadores como mortalidade, mortalidade infantil e esperança de vida no Brasil.
IV – os dados oriundos do IDH e IDHM não demonstram claramente as desigualdades, já que se concentram em valores que ficam entre “zero” e “um”, o que é inexpressivo.
Em relação à análise do IDHM, assinale a alternativa que condiz com as frases citadas:
a.
a alternativa III é correta e todas as demais são incorretas.
b.
a alternativa I é incorreta e todas as demais são corretas.
c.
as alternativas II e IV são incorretas e as demais corretas.
d.
as alternativas II e III, apenas, são incorretas.
e.
as alternativas I e II são corretas e as demais incorretas
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
Resposta:
as alternativas II e IV são incorretas e as demais corretas.
Explicação:
Confirmada!
Respondido por
6
Resposta:
c. as alternativas II e IV são incorretas e as demais corretas.
Explicação:
Perguntas interessantes