O Índice de Desenvolvimento Humano foi inserido para que houvesse um apontamento melhor dos indicadores sociais do país e tem função de medir o grau de desenvolvimento socioeconômico dos países. Para a realização deste cálculo é realizada uma média ponderada de três índices: Índice de expectativa de vida ao nascer, Índice de educação e Índice da Renda Nacional Bruta.
Analise as afirmativas abaixo:
I. O IDH oculta à qualidade de vida de uma população por relacionar fenômenos independentes.
II. O IDH demonstra as desigualdades sociais em diferentes escalas, pois combina indicadores de desenvolvimento social.
III. É um indicador que oculta a existência de políticas públicas voltadas à melhoria da saúde, distribuição de renda e nível de escolaridade.
IV. O IDH não demonstra as diferenças interpessoais, pois resulta de cálculos obtidos a partir de médias.
Agora, assinale a alternativa que aponte somente as afirmativas corretas.
.I, II e III.
.I, II e IV.
.II, III e IV.
.I e III.
.II e IV.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Somente a afirmação III está errada, portanto a correta é:
b) I, II e IV
Explicação:
I. Correto
Exemplos:
- A expectativa de vida ao nascer independe no nível de educação.
- A qualidade de vida independe da renda. O que é melhor para a saúde: viver no interior com alimentos orgânicos de cultivo familiar ou viver na cidade urbanizada com plano de saúde, indo a consultas médicas regularmente toda semana?
II. Correto
É possível ver desigualdades entre cidades mais populosas e menos populosas, entre homens e mulheres, pessoas de diferentes faixas etárias, etc.
III. Errado
O indicador não oculta políticas públicas. Ao contrário, evidencia a eficiência das políticas públicas voltadas a esses temas.
IV. Correto
Não é possível, por meio do IDH, saber as diferenças sociais entre mim e você. Só é possível saber as diferenças entre a cidade que eu vivo e a cidade que você vive, entre a renda das pessoas da minha região e as pessoas da sua região, etc.
Resposta: Letra E - II e IV
Explicação: