O incomodo com uma história construída a partir de documentos produzidos com foco na elite, em seus discursos e interpretações sobre o que era e como se organizava o mundo é uma inquietação que não atingiu apenas os historiadores franceses da primeira metade do século XX. Essa também seria a motivação para outra grande mudança no campo historiográfico, especialmente aquele voltado para os estudos dos mundos do trabalho". PEDRO, Alessandra. Historiografia, 2017. Com base nessa nova perspectiva, complete as lacunas: "Em 1966, E. P. Thompson publicou um breve artigo sobre aquilo que passaria a ser chamado de ________________________. Nesse artigo, o historiador registrava os problemas das análises realizadas sobre as classes _______________________, identificando como, em sua maioria, estavam focadas em entidades de ________________ e patronais, que eram quem produziam os documentos sobre o tema". Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Em 1966, E. P. Thompson publicou um breve artigo sobre aquilo que passaria a ser chamado de a história vista de baixo. Nesse artigo, o historiador registrava os problemas das análises realizadas sobre as classes operárias, identificando como, em sua maioria, estavam focadas em entidades de elite e patronais, que eram quem produziam os documentos sobre o tema, o:
Resposta:
"Os historiadores ampliaram os limites de sua disciplina e abriram novas áreas de pesquisa visando explorar as experiências históricas de homens e mulheres que frequentemente eram ignorados, pois viam essas pessoas como “um dos problemas com que o governo tinha de lidar".
A área de pesquisa em questão no texto é conhecida como:
Alternativas:
a)
História materialista.
b)
História da sociologia.
c)
História vista de baixo.
Alternativa assinalada
d)
História emergente.
e)
História elitista.
2)
"O incomodo com uma história construída a partir de documentos produzidos com foco na elite, em seus discursos e interpretações sobre o que era e como se organizava o mundo é uma inquietação que não atingiu apenas os historiadores franceses da primeira metade do século XX. Essa também seria a motivação para outra grande mudança no campo historiográfico, especialmente aquele voltado para os estudos dos mundos do trabalho".
PEDRO, Alessandra. Historiografia, 2017.
Com base nessa nova perspectiva, complete as lacunas:
"Em 1966, E. P. Thompson publicou um breve artigo sobre aquilo que passaria a ser chamado de ________________________. Nesse artigo, o historiador registrava os problemas das análises realizadas sobre as classes _______________________, identificando como, em sua maioria, estavam focadas em entidades de ________________ e patronais, que eram quem produziam os documentos sobre o tema".
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas:
Alternativas:
a)
história relacional / dominantes / assitenciais
b)
história elitista / dominantes / elite
c)
história metódica / burguesas / elite
d)
história vista de baixo / operárias / elite
Alternativa assinalada
e)
história metódica / dominantes / assistenciais
3)
"Thompson é figura central para a compreensão de uma nova forma de se fazer história, ligada à busca por dar voz aos homens comuns do povo, aos operários e camponeses, que, com as mudanças e avanços do capitalismo industrial permaneciam nas sombras, compreendidos como uma massa levada pelas mudanças econômicas do processo em que estavam envolvidos".
PEDRO, Alessandra. Historiografia, 2017.
Analise as afirmativas sobre a história vista de baixo:
I - A história vista de baixo problematiza conceitos, intenções e interpretações que antes pareciam prontas e invioláveis.
II - A crítica desse movimento se centrava no fato de que a documentação utilizada pelos historiadores estava centrada em uma visão da elite.
III - Em meados do século XX, operários e trabalhadores comuns são descartados pela história vista de baixo na construção da história da Revolução Industrial.
Agora, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
Apenas a afirmativa I é correta.
b)
Apenas a afirmativa II é correta.
c)
Apenas a afirmativa III é correta.
d)
Apenas as afirmativas I e II são corretas.
Alternativa assinalada
e)
Apenas as afirmativas II e III são corretas.
4)
"Os historiadores tradicionais pensam na história como essencialmente uma narrativa dos acontecimentos, enquanto a nova história está mais preocupada com a análise das estruturas." (BURKE: 1992, 12)
Com base no texto e sobre a Nova História, assinale a alterntiva correta:
Alternativas:
a)
A corrente inovadora de Annales procura abandonar a ideia de uma "história total".
Alternativa assinalada
b)
O Conservadorismo está presente presente no pensamento da Nova História.
c)
As verdades absolutas e incontestáveis comprovadas pela ciência são a tônica do pensamento da Nova História.
d)
Tão objetiva é a Nova História que um de seus maiores ensinamentos é a busca incessante de fatos históricos e sua comprovação empírica.
e)
Sob influência das ciências exatas e da física empírica a História Nova trouxe à luz a importância do Método.
Explicação:
história relacional / dominantes / assitenciais
b)
história elitista / dominantes / elite
c)
história metódica / burguesas / elite
d)
história vista de baixo / operárias / elite
e)
história metódica / dominantes / assistenciais