O Impressionismo criou uma estética inovadora que rompeu com os padrões da arte clássica. Foi um movimento artístico que apresentou uma nova forma de compreender a pintura ao empregar a teoria das cores complementares na construção de pinturas óticas – um tipo de pintura que precisa ser vista de longe para que o olho do observador forme a imagem. Atualmente grande parte dos países possuem exemplares impressionistas em seus museus. No Brasil, é possível encontrar uma obra de Renoir no Masp.
Com base nisso, imagine a seguinte situação:
Descrição da imagem não disponível
Com base na situação apresentada, elabore uma explicação com os pontos a serem abordados com os alunos sobre a pintura. Considere as principais características do impressionismo e como elas estão presentes na obra Rosa e Azul.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Padrão de resposta esperado
Esta pintura faz parte de um movimento artístico que rompeu com os padrões da arte clássica, sobre a qual estávamos conversando. Este movimento ficou conhecido como Impressionismo e era composto por artistas que romperam com a técnica acadêmica que utilizava diversas camadas de tinta preta para representar as sombras e definia os temas históricos e mitológicos como principais motivos para a pintura.
Os impressionistas utilizavam a pintura ótica e para compreender melhor a imagem, ou seja, como as cores se misturam no olho do observador, é preciso distanciar-se para observá-la de longe. Para conseguir tal efeito, os artistas empregavam cores complementares, aquelas que contrastam.
Os temas utilizados pelos impressionistas não eram importantes, afinal a principal busca dos artistas era o registro da luminosidade. Qualquer objeto ou cenário poderia ser pintado, contanto que apresentasse uma dinâmica de iluminação interessante.
A pintura Rosa e Azul, que vocês estão observando, foi produzida pelo artista Pierre-Auguste Renoir e apresenta duas meninas. Uma com um vestido azul, que contém pequenas pinceladas de azul intercaladas por pinceladas de laranja esbranquiçadas. O laranja e o azul são cores complementares, assim o vestido ganha muito volume por meio do contraste entre as cores.
A outra menina utiliza um vestido com pinceladas na cor rosa intercaladas por pinceladas em verde azulado. A cor rosa é resultante da cor vermelha misturada com tinta branca e a cor verde é complementar do vermelho, por isso há o mesmo tipo de contraste por cores complementares. Na sombra da pele das meninas, é possível perceber um tom azulado que contrasta com o tom pêssego das partes claras.
As pinceladas utilizadas por Renoir são largas e com excesso de tinta, revelando tanto a textura dos tecidos quanto a indefinição das formas pela incidência da luminosidade.
Explicação:
Padrão de resposta esperado
Esta pintura faz parte de um movimento artístico que rompeu com os padrões da arte clássica, sobre a qual estávamos conversando. Este movimento ficou conhecido como Impressionismo e era composto por artistas que romperam com a técnica acadêmica que utilizava diversas camadas de tinta preta para representar as sombras e definia os temas históricos e mitológicos como principais motivos para a pintura.
Os impressionistas utilizavam a pintura ótica e para compreender melhor a imagem, ou seja, como as cores se misturam no olho do observador, é preciso distanciar-se para observá-la de longe. Para conseguir tal efeito, os artistas empregavam cores complementares, aquelas que contrastam.
Os temas utilizados pelos impressionistas não eram importantes, afinal a principal busca dos artistas era o registro da luminosidade. Qualquer objeto ou cenário poderia ser pintado, contanto que apresentasse uma dinâmica de iluminação interessante.
A pintura Rosa e Azul, que vocês estão observando, foi produzida pelo artista Pierre-Auguste Renoir e apresenta duas meninas. Uma com um vestido azul, que contém pequenas pinceladas de azul intercaladas por pinceladas de laranja esbranquiçadas. O laranja e o azul são cores complementares, assim o vestido ganha muito volume por meio do contraste entre as cores.
A outra menina utiliza um vestido com pinceladas na cor rosa intercaladas por pinceladas em verde azulado. A cor rosa é resultante da cor vermelha misturada com tinta branca e a cor verde é complementar do vermelho, por isso há o mesmo tipo de contraste por cores complementares. Na sombra da pele das meninas, é possível perceber um tom azulado que contrasta com o tom pêssego das partes claras.
As pinceladas utilizadas por Renoir são largas e com excesso de tinta, revelando tanto a textura dos tecidos quanto a indefinição das formas pela incidência da luminosidade
Resposta:
Esta pintura faz parte de um movimento artístico que rompeu com os padrões da arte clássica, sobre a qual estávamos conversando. Este movimento ficou conhecido como Impressionismo e era composto por artistas que romperam com a técnica acadêmica que utilizava diversas camadas de tinta preta para representar as sombras e definia os temas históricos e mitológicos como principais motivos para a pintura.
Os impressionistas utilizavam a pintura ótica e para compreender melhor a imagem, ou seja, como as cores se misturam no olho do observador, é preciso distanciar-se para observá-la de longe. Para conseguir tal efeito, os artistas empregavam cores complementares, aquelas que contrastam.
Os temas utilizados pelos impressionistas não eram importantes, afinal a principal busca dos artistas era o registro da luminosidade. Qualquer objeto ou cenário poderia ser pintado, contanto que apresentasse uma dinâmica de iluminação interessante.
A pintura Rosa e Azul, que vocês estão observando, foi produzida pelo artista Pierre-Auguste Renoir e apresenta duas meninas. Uma com um vestido azul, que contém pequenas pinceladas de azul intercaladas por pinceladas de laranja esbranquiçadas. O laranja e o azul são cores complementares, assim o vestido ganha muito volume por meio do contraste entre as cores.
A outra menina utiliza um vestido com pinceladas na cor rosa intercaladas por pinceladas em verde azulado. A cor rosa é resultante da cor vermelha misturada com tinta branca e a cor verde é complementar do vermelho, por isso há o mesmo tipo de contraste por cores complementares. Na sombra da pele das meninas, é possível perceber um tom azulado que contrasta com o tom pêssego das partes claras.
As pinceladas utilizadas por Renoir são largas e com excesso de tinta, revelando tanto a textura dos tecidos quanto a indefinição das formas pela incidência da luminosidade.
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