Administração, perguntado por gabrielsobobp4xbdh, 1 ano atrás

O Imposto sobre a propriedade territorial rural (ITR), é imposto de competência da União com função essencialmente extrafiscal, uma vez que a própria Constituição determina que as alíquotas do ITR sejam fixadas com a finalidade de desestimular a manutenção de propriedades improdutivas. Sendo assim, as grandezas se invertem, ou seja, quanto maior a utilização da propriedade menor será a alíquota do imposto.
A partir do texto introdutório e a respeito das características do ITR, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:

Soluções para a tarefa

Respondido por avneraires
68
Boa noite, 

Complemento da questão:

a.
No caso específico do ITR, o município poderá optar por fiscalizá-lo e cobrá-lo e, até mesmo, reduzi-lo de forma discricionária, conforme a política agrária local.

b. O contribuinte do ITR é o real proprietário do imóvel rural, ou seja, aquele que for apenas possuidor não será considerado contribuinte do imposto.
c.
O ITR é classificado como um imposto proporcional, ou seja, a alíquota é constante e o resultado aumenta à medida que aumenta o valor do bem sobre o qual ele incide.

d.
O ITR incidirá sobre pequenas glebas rurais, definidas em lei, quando as explore o proprietário que não possua outro imóvel.

e.
É um imposto progressivo e terá suas alíquotas fixadas de forma a desestimular a manutenção de propriedades improdutivas.

A resposta correta é a LETRA E

Conforme definido no Artigo 153, parágrafo 4º, da Constituição Federal:

   I -  será progressivo e terá suas alíquotas fixadas de forma a desestimular a manutenção de propriedades improdutivas;

  

II -  não incidirá sobre pequenas glebas rurais, definidas em lei, quando as explore o proprietário que não possua outro imóvel;


  III -  será fiscalizado e cobrado pelos Municípios que assim optarem, na forma da lei, desde que não implique redução do imposto ou qualquer outra forma de renúncia fiscal.

Respondido por thaynnaba
20

a. No caso específico do ITR, o município poderá optar por fiscalizá-lo e cobrá-lo e, até mesmo, reduzi-lo de forma discricionária, conforme a política agrária local.

b. O contribuinte do ITR é o real proprietário do imóvel rural, ou seja, aquele que for apenas possuidor não será considerado contribuinte do imposto.

c. O ITR é classificado como um imposto proporcional, ou seja, a alíquota é constante e o resultado aumenta à medida que aumenta o valor do bem sobre o qual ele incide.

d. O ITR incidirá sobre pequenas glebas rurais, definidas em lei, quando as explore o proprietário que não possua outro imóvel.

e. É um imposto progressivo e terá suas alíquotas fixadas de forma a desestimular a manutenção de propriedades improdutivas.

No caso podemos afirmar que a resposta certa é a letra e, qual seja: e. É um imposto progressivo e terá suas alíquotas fixadas de forma a desestimular a manutenção de propriedades improdutivas.

Isso porque o texto do enunciado da questão trata sobre as diversas perspectivas relacionadas a tributação no Brasil.

Importante notar que o ITR é de suma importância para a união, sendo ele um imposto extrafiscal.

Importante notar ainda que o ITR é um imposto progressivo, tendo em vista que está relacionado ao principio da função social da propriedade.

você pode ler mais em: https://brainly.com.br/tarefa/19057717

espero ter ajudado!

Anexos:
Perguntas interessantes