O Imposto de Renda - IR, é um tributo de competência federal e tem como fato gerador a disponibilidade de renda e proventos. Sua base de cálculo, para pessoas jurídicas, é o montante real, presumido ou arbitrado da renda ou proventos. Sobre a base de cálculo do IR, analise as afirmativas:
I. No Lucro Real a base do IR é a o faturamento (-) as despesas autorizadas.
II. O Lucro Presumido é aplicado à todos os optantes pelo Lucro Real que deixarem de cumprir suas obrigações.
III. No Lucro Arbitrado a base do IR é a receita bruta multiplicada por uma alíquota variável de (8%, 1,6%, 16% ou 32%).
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
III, apenas.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
I e III, apenas.
Alternativa 5:
II e III, apenas.
Soluções para a tarefa
Olá!
O imposto de renda é cobrado sobre todas as receitas obtidas por um contribuinte no ano, que provavelmente produzirão um aumento líquido no patrimônio no momento da cobrança, desde que não tenham sido expressamente isentas, e considerando os custos e despesas em que foram incorridas para produzi-los.
I- Correta: No Lucro Real a base do IR é a o faturamento (-) as despesas autorizadas. No caso das pessoas físicas, a base de cálculo são os rendimentos e ganhos de capital, menos algumas das despesas como por exemplo os gastos com saúde.
II. Incorreta: é o Lucro Arbitrado é aplicado à todos os optantes pelo Lucro Real que deixarem de cumprir suas obrigações.
III. Incorreta: No Lucro Arbitrado a base do IR é a receita bruta multiplicada por uma alíquota variável de 1,6%, 8%, 16%, 32% ou 45%
É correto o que se afirma em: Alternativa 1: I, apenas.