“O importante é perceber a criança e seus familiares como seres pensantes que, quando chegam ao hospital, já trazem histórias de vida, conhecimentos prévios sobre o que é saúde, doença, e sobre sua ação nessa dinâmica”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FONTES, Rejane de S. A escuta pedagógica à criança hospitalizada: discutindo o papel da educação no hospital. Revista brasileira de educação. n. 29, maio/ago., 2005. . Acesso em 08 nov. 2018. Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Pedagogia e escolarização no hospital, assinale a alternativa que menciona corretamente os partícipes da relação que deve ser construída na aprendizagem hospitalar para que não ocorram prejuízos para o processo educativo:
Soluções para a tarefa
Olá,
Completando o enunciado:
a) esses campos sempre se interpenetraram, refletindo que a pedagogia hospitalar existe desde os primórdios.
b) o processo de inserção do campo da educação no da saúde é bastante recente.
c) a relação entre o campo da saúde e o da educação existe desde a ascensão da prática hospitalar
RESPOSTA:
Ao analisarmos a escuta pedagógica à criança hospitalizada podemos perceber que a saúde tem utilizado-se da pedagogia como forma produtiva de lidar com os pacientes crianças, o que permite uma melhor comunicação e compreensão dos mesmos.
Isso gera um tratamento humanizado, uma corrente que vem lutando contra a "dessensibilização" na saúde, onde pacientes são tratados com neutralidade. Vale disser que essa relação do campo da educação no e da saúde é bastante recente.
Letra B.
Abraços!