O IMPÉRIO DAS FESTAS E AS FESTAS DO IMPÉRIO
O Brasil do século XIX, excluindo-se a primeira e a última década, conviveu intensamente com a realeza. De 1808 a 1889, os brasileiros acostumaram-se a ter um rei à frente da cena política. Mas se D. João, D. Pedro I, D. Pedro II e a princesa Isabel – esta, quando da ausência de seu pai – ocuparam o espaço formal do mando executivo, no dia a dia interagiram com outros reis e rainhas. Estamos falando de uma série de personagens que lideravam as festas populares e que, provenientes de reinos distantes – presentes na memória dos escravos africanos ou nas lembranças dos saudosos colonos portugueses −, povoaram o nosso assoberbado calendário de festas. Oriundo de tradições diversas e de cosmologias particulares, esse puzzle* ritual fez do Brasil o país das festas, o depositário de um arsenal de símbolos, costumes e valores.
Contudo, mais do que isso, tal qual um caleidoscópio, essas tradições não foram apenas se reproduzindo, como o movimento rotineiro de um motor. Ao contrário, dinamicamente, acabaram por criar festas próprias e leituras originais de um material que lhes era anterior. Nesses rituais, teatralizava-se um grande jogo simbólico e, entre outros figurantes, a realeza era personagem frequente, porém não sempre principal.
A respeito do uso dos travessões no texto, é correto afirmar que:
a) introduz pensamentos à margem da discussão dos fatos narrados.
b) acrescenta dados muito indispensáveis para a compreensão do assunto tratado.
c) intercala informações sobre expressões imediatamente anteriores.
d) sinaliza as mudanças de narrador na exposição de acontecimentos e de contexto.
e) desorganiza as ideias de modo a torná-las incoerentes com o restante do texto.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Fique tranquila, eu resolvo.
RESOLUÇÃO SEM ENROLAÇÃO
O travessão é empregado a fim de sinalizar o discurso direto em um diálogo ou para intercalar informações e/ou explicações relevantes acerca de termos e orações anteriores, substituindo a função da vírgula.
Gabarito: Alternativa c.
Se consegui sanar sua dúvida completamente, se minha resposta foi útil de verdade, por favor marque-a como a melhor.
Respondido por
1
Intercala informações sobre expressões imediatamente anteriores.
Perguntas interessantes