O iluminismo vai trazer novas discussões para o campo da educação, que vai desde a Revolução Copernicana, produzida pela obra de Rousseau, até a contribuição dos Enciclopedistas. Sobre a influência iluminista na educação, é possível refletir acerca de muitos fatos significativos. Reflita sobre o que caracterizou o iluminismo e suas relações com a educação. Em seguida, assinale V, de verdadeiro, para as opções que caracterizam o momento histórico que foi o iluminismo, e F, de falso, para os fatos que não o caracterizam. ( ) O movimento iluminista não valorizou o primado da razão humana. ( ) No cenário republicano francês, pensadores defendem trabalhar os sentidos, já que a mente é vista como desprovida de ideias ao nascer. ( ) A educação, no iluminismo, desprezará a racionalidade e a superioridade do homem. ( ) Ao explicar a origem do conhecimento, coloca a sensação como fonte. Não há mais Deus mediando a relação entre o sujeito que conhece e o objeto do conhecimento. ( ) O iluminismo colaborou com as bases de novas propostas educacionais, com metas de estatizar, secularizar e uniformizar a educação.
Soluções para a tarefa
O Iluminismo deu-se em um cenário de declínio das concepções medievais e da Igreja Católica e se sustentou através da noção de progresso e esclarecimento humanos.
Questões sobre o Iluminismo:
1. Falso. O movimento iluminista valorizou o primado da razão humana.
2. Verdadeiro. Esta filosofia chama-se empirismo, cujo conhecimento é adquirido pelas sensações e pelas experiências no mundo.
3. Falso. A educação, no iluminismo, valorizará a racionalidade e a superioridade do homem.
4. Verdadeiro. Como o sujeito não possui ideias prévias, as sensações são fonte de conhecimento.
5. Verdadeiro. O iluminismo colaborou com as bases de novas propostas educacionais, com metas de estatizar, secularizar e uniformizar a educação.
Saiba mais sobre o Iluminismo em: https://brainly.com.br/tarefa/2510488
#SPJ1
Resposta:
F, V, F, V, e V
Explicação: