O Iluminismo, ideologia difundida principalmente no final do século XVIII, para combater o Antigo Regime, baseava-se em alguns princípios. Entre eles, podemos assinalar, corretamente, que: a) ao criticar o Antigo Regime, os iluministas argumentavam que o Estado só é poderoso se for realmente rico; portanto, caberia ao rei controlar, de forma mais eficiente, os mecanismos que regem a economia. b) os Iluministas acreditavam que, para o Estado crescer na área econômica, deveria expandir as atividades capitalistas. Isso significava instituir a economia de mercado, com o livre jogo da oferta e procura. c) os Iluministas defendiam a propriedade privada, que é a característica básica de uma sociedade capitalista. Era direito do proprietário dispor de seus bens conforme seus interesses, porém, somente após a aprovação real. d) na atividade comercial, deveria existir a igualdade jurídica tanto do comprador quanto do vendedor; ou seja, os iluministas defendiam a igualdade de todos perante a lei, com exceção dos dignitários da Igreja. e) tal ideologia propunha o fim da intolerância religiosa e filosófica e o direito, de cada indivíduo, à manifestação de suas convicções políticas, desde que fosse respeitada a figura real.
Soluções para a tarefa
Respondido por
41
A resposta é a letra "E"
emelyamorim:
por que é a E
Respondido por
57
Os Iluministas defendiam o fim dos privilégios dos nobres - sobre os quais valia até mesmo outro conjunto de regras e leis, distinto do dos camponeses - e a igualdade de todos perante a lei.
Na política, defendiam a divisão dos poderes em três esferas, de modo a combater a tirania, e o fortalecimento da sociedade civil por meio da participação política, com a instituição do voto e da representatividade.
Eram contrários ao dogmatismo religioso, à censura de ideias e às barreiras postas no caminho dos sujeitos.
É correta a alternativa E.
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Espanhol,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás