O Iluminismo foi um movimento intelectual ocorrido na Europa, no século XVIII, que teve grande influência no desenvolvimento da ciência, da cultura, da política e da filosofia. Um dos pensadores iluministas foi Montesquieu, que, a partir da obra “O Espírito das Leis”, defendeu
a) a separação das funções estatais em quatro esferas: Poder Legislativo, Poder Executivo, Poder Judiciário e Poder Moderador.
b) a necessidade de haver uma única autoridade (o Leviatã) a qual todos os membros devem se render de forma inquestionável, para que se possa atingir a paz.
c) a distribuição de renda de forma justa e equilibrada e o fim do sistema capitalista.
d) a necessidade da divisão racional das funções estatais, como forma de proteção às liberdades individuais, evitando abusos e a concentração do poder em um único titular.
Soluções para a tarefa
Resposta:
RESPOSTA CORRETA "D"
Explicação:
Defendia a divisão autônoma dos poderes para garantir a liberdade e os direitos. Era um critico do absolutismo
Na obra “O Espírito das Leis”, a necessidade da divisão racional das funções estatais, como forma de proteção às liberdades individuais, evitando abusos e a concentração do poder em um único titular (D).
O pensamento de Montesquieu
Montesquieu escreveu seu famoso livro "O Espírito das Leis" com o intuito de esquematizar os três poderes em relação às funções estatais: Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário.
Para o pensador, o poder é manifestado pelo povo e diz respeito à democracia social, onde os cidadãos podem votar e participar dos assuntos que se relacionam à esfera pública.
Desse modo, a divisão das funções corresponde a uma fiscalização em relação ao poder do soberano, um poder déspota e absolutista.
Saiba mais sobre Montesquieu em: https://brainly.com.br/tarefa/13991414
#SPJ2