O Iluminismo foi um movimento com predicados peculiares que serviu de alicerce para as organizações e os intelectuais repensarem o modo como a sociedade era conduzida, considerando desde as pesquisas científicas até os sistemas políticos e econômicos. As ideias cíclicas envolvidas nesse movimento consistiram em racionalismo, progresso, liberdade e igualdade, mas elas não eram compreendidas de forma irrestrita, ou seja, não abrangiam todas as pessoas. No entanto, vale ressaltar que existia um movimento contrário ao Iluminismo. Esse movimento partia de conservadores que não aceitavam as ideias iluministas. Eles insistiam em conservar os costumes e hábitos que regiam a sociedade até então e ainda desconsideravam o que a ciência evidenciava sobre a evolução societária. Levando em conta esse contexto, imagine que, na condição de assistente social, você tenha sido convidado para palestrar na semana acadêmica de uma universidade. Considerando que o tema de sua palestra seja Iluminismo versus conservadorismo, atente às solicitações a seguir para construir o seu script. a) Explique a importância do Iluminismo para o rompimento com pensamentos conservadores. Para isso, considere o conceito de igualdade apregoado no período histórico do surgimento do Iluminismo, que é distinto do conceito equivalente atual. b) Descreva e exemplifique o sentido de igualdade empregado na política daquele período histórico.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) É importante compreender que o Iluminismo buscava outras formas de organizar a sociedade em termos de desenvolvimento político e econômico. Ele se inspirava nos conceitos de liberdade e igualdade, e ainda aceitava as evidências comprovadas a partir de dados científicos. Para uma parcela da sociedade, tais evidências feriam a moral e o costume que se apregoavam, por exemplo, por meio da religião. Mas, mesmo envolvendo alguns dissensos, esse movimento foi importante para abarcar outras formas de se analisar e conceber o mundo em várias vertentes.
b) Pode-se mencionar que a igualdade não se vinculava à determinação de um sistema democrático. Na França, parte dos revolucionários que se embasavam nos ideais iluministas ambicionavam aumentar sua mobilidade social e abolir as regalias da nobreza. Contudo, isso não significava que todas as pessoas conseguiriam uma melhor disposição hierárquica na sociedade. Já a burguesia, por exemplo, buscava representação política, entretanto não almejava que pobres e miseráveis se encontrassem na mesma posição que ela.
Pode-se entender, então, que a igualdade, no período em questão, não se caracterizava de modo igual e irrestrito. Afinal, pessoas pobres e negras, por exemplo, não tinham os mesmos direitos que as pessoas pertencentes à burguesia.
Explicação: