Filosofia, perguntado por BrunaWestphal, 1 ano atrás

O iluminismo foi um movimento amplo, que lutou pelo fim do antigo regime e propos o liberalismo político e, em alguns casos, o liberalismo econômico. Há inúmeras correntes liberais, uma diferença significativa entre seus pensadores ilustres. Logo, não podemos considerar o liberalismo um movimento, uma tese uniforme em sua totalidade. Entre as diferenças dos pensadores liberais algumas se destacam. A propriedade privada e a forma de governo são dois bons exemplos de discordância entre os pensadores iluministas. Assinale a alternativa abaixo que melhor define posicionamentos divergentes entre os pensadores iluministas.
ALTERNATIVAS



Um dos principais pontos de defesa do iluminismo, por grande parte de seus teóricos, é a desigualdade. Os homens não nascem iguais perante a natureza. Segundo Rousseau, por exemplo, existe uma maldade congênita em alguns elementos da sociedade. O que para o autor explica a tendência de algumas pessoas a violência.



A liberdade é vista como uma condição fundamental entre os pensadores liberais, mas há discordâncias em relação ao direito ao voto. Também, em alguns pensadores, como no caso de Locke e Rousseau, uma diferença sobre a melhor forma de governo, monarquia ou república e a propriedade privada.



O iluminismo, com o liberalismo como tese, tem vários pontos de discordância. Mesmo nos princípios sobre a liberdade, há vários questionamentos. Inclusive autores que advogam sobre a questão étnica e o direito racial. O nazismo tem suas bases no iluminismo.



O direito à liberdade é, para alguns iluministas, restrito. Somente homens brancos, com poder de decisão econômico e político devem usufruir da liberdade em sua condição plena. A escravidão no período colonial foi defendida e definida por teóricos liberais.



A liberdade sempre foi uma demagogia. A grande maioria das teses defendidas pelo iluminismo nunca chegou a ser implantada. Nenhuma nação adotou seus princípios. O que demonstra que as teses liberais sempre foram uma utopia.

Soluções para a tarefa

Respondido por tarikinterou6aqx
0
1 alternativa, provavelmente, é a correta. Existiu diversos debates e ainda existem, analisando se o homem é bom por natureza e a sociedade o destrói, ou o homem nasce mal e só é bom se for necessario.
Respondido por pedro2655
2
O iluminismo, com o liberalismo como tese, tem vários pontos de discordância. Mesmo nos princípios sobre a liberdade, há vários questionamentos. Inclusive autores que advogam sobre a questão étnica e o direito racial. O nazismo tem suas bases no iluminismo.
Perguntas interessantes