O iluminismo foi... *
a) Foi um acontecimento histórico da Idade média, que desenvolveu os conceitos sobre razão e racionalismo.
b) Foi um amontoado de ideias sem explicação em que predominava o uso da razão.
c) O iluminismo foi, portanto, um conjunto de ideias desenvolvida na Europa, sobretudo na França, que defendia o racionalismo como valor essencial da sociedade, daí a ideia de luz, em oposição ao que os iluministas consideravam trevas.
d)Foi um conjunto de ideias desenvolvido na Ásia, sobretudo no Japão, que defendia o racionalismo como valor essencial da sociedade.
e) Ideias opostas aos pensamentos religiosos, desenvolvidos pelos representantes religiosos revoltados com a igreja.
Soluções para a tarefa
O Iluminismo, desenvolvido no continente europeu, principalmente na Fança, durante os séculos XVII e XVIII, era caracterizado principalmente pelo racionalismo, o uso da razão, da lógica, para responder as perguntas do mundo e pelo liberalismo, citando indiretamente Locke (iluminista), o Estado tinha como função a defesa da propriedade de seus cidadãos, em todos os seus três sentidos: a vida (garantir a segurança); a liberdade; e a posse privada de bens.
Os iluministas eram bastantes críticos:
. Da Igreja, pois utilizava "apenas" a fé, e não "o método racional" para responder as problemáticas da vida;
. Do Estado Absolutista, pois não defendia a propriedade do povo, servia apenas para a satisfação dos interesses do monarca governante e da elite nacional que o apoiava;
. Do mercantilismo, caracterizado pela alta intervenção estatal nos assuntos econômicos da nação. De acordo com Smith, o Estado só deveria interferir na Economia se: existirem disfunções no mercado interno (como monopólios); se uma nação externa impor tarifas ao mercado nacional de sua nação (o Estado tem de "dar o troco com a mesma moeda", impondo tarifas aos mercados da nação estrangeira); o capital privado não tiver interesse em algum setor (como na época, o setor educacional).
Vale ressaltar que eram denominados iluministas pois se viam como os detentores do esclarecimento, da "luz", que iam de contramão dos "ideais sombrios", que eram perpetuados durante a "Idade das Trevas". Era função do movimento iluminista levar o esclarecimento, através da educação, à população mergulhada no pensamento das trevas.