O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é usado pelo
Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para
avaliar o nível de bem-estar social de um país. Sobre o IDH, podemos
afirmar que
I. o cálculo desse indice é feito com base nos seguintes indicadores
socioeconômicos: longevidade, nível de instrução e PIB per capita.
II. tal como o coeficiente de Gini, os valores do IDH variam entre 0 el, e
quanto mais próximos a zero, mais elevado será o IDH, isto é,
melhores serão as condições de vida de um país.
III. o Brasil possui um IDH que o classifica acima da média de muitos
países em desenvolvimento, porém encontra-se ainda atrás de países
como a Argentina e o Uruguai.
IV. os IDHs apresentados pelos estados do Maranhão e de Alagoas, no
Nordeste brasileiro, estão entre os piores do mundo, inferiores aos de
países africanos, como Zimbábue e Lesoto.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.
a) I e III
b) II e IV
c) III e IV
d) I, II e III
e) I, II e IV
Urgenteeee !!!!!
Soluções para a tarefa
Resposta:
I e III
Explicação:
A afirmativa II está incorreta, pois os IDHs mais altos – ou seja, que demonstram melhor qualidade de vida – são aqueles que se aproximam de 1. Já a afirmativa IV está incorreta, pois os IDHs do Maranhão e de Alagoas são muito baixos, entre os piores do Brasil, mas estão acima das notas obtidas por países da África Subsaariana, como Zimbábue e Lesoto.
Resposta:
AS CORETAS SAO A "I'' e a ''III''
Explicação:
Na década de 1990 o IDH passou a ser utilizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como maneira de medir, de forma resumida, o progresso a longo prazo em três dimensões básicas do desenvolvimento humano: saúde, educação e renda (item I). De acordo com o Relatório de Desenvolvimento Humano publicado em 2020, em 2019 o Brasil ocupava a 84ª posição no ranking mundial, com um valor de 0,765. Valores entre 0,700 e 0,799 são considerados altos pelo PNUD. No mesmo relatório, Argentina (46ª posição) e Uruguai (55ª posição) apareciam com índices considerados muito altos, ou seja, acima de 0,800.
DISTRATORES
O item II está incorreto pois, ao contrário do Índice de Gini, onde quanto menor o valor, melhor (o valor 0 representa a situação de igualdade), para o IDH os valores próximos a 1 indicam um desenvolvimento humano mais elevado.
O item IV está incorreto, pois apesar do IDH de alguns estados do Nordeste brasileiro, como Maranhão e Alagoas, serem considerados baixos, são mais altos do que os verificados em Zimbábue (0,571 = 150ª posição) e Lesoto (0,527 = 165ª posição), que ainda convivem com extrema pobreza e baixa expectativa de vida. De acordo com o Atlas de Desenvolvimento Humano para o Brasil, publicado em 2020, Maranhão e Alagoas ocupavam as últimas posições entre os estados (IDHM 2017), com 0,687 e 0,683, respectivamente.
HABILIDADES
Habilidades avaliadas:
Analisar a influência do desenvolvimento científico e tecnológico na caracterização dos tipos de trabalho e na economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África.
Analisar características de países e grupos de países da América e da África no que se refere aos aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir as desigualdades sociais e econômicas e as pressões sobre a natureza e suas riquezas (sua apropriação e valoração na produção e circulação), o que resulta na espoliação desses povos.