Filosofia, perguntado por otojanesneto, 7 meses atrás

O Idealismo Alemão é uma escola ou corrente filosófica que se desenvolve entre os séculos XVIII e XIX. Ela é conhecida pelo trabalho de pensadores como Kant, Fichte, Hegel e Schelling, bem como pela influência exercida em correntes como o Existencialismo, a Teoria Crítica e o Pós-Estruturalismo. Acerca do Idealismo Alemão, assinale a alternativa correta.

a-Na obra Crítica da Razão Pura, Kant filia-se ao empirismo de Hume, já que ambos entendem que a experiência ocorre em estado puro, isto é, independentemente de qualquer elaboração conceitual prévia do sujeito cognoscente.


b-O racionalismo e o empirismo, que, respectivamente, encontram em Kant e Hegel seus principais precursores, são duas correntes do pensamento que resultam no Idealismo Alemão.


c-O Idealismo Alemão, que encontra em Hegel o seu grande expoente, é marcado pela coincidência com as conclusões do Iluminismo francês, devido ao seu caráter empirista.


d-Segundo Hegel, o processo de conhecimento é caracterizado pela tensão dialética entre o sujeito e o objeto, o espírito e a natureza.


e-Em sua obra Crítica da Razão Pura, Kant conclui que a razão opera de forma completamente independente das circunstâncias ou experiências.


Carolinaaaaaaf: A resposta correta é d-Segundo Hegel, o processo de conhecimento é caracterizado pela tensão dialética entre o sujeito e o objeto, o espírito e a natureza.
Carolinaaaaaaf: Para Kant nunca saberemos o que uma coisa é de verdade. O que temos é o que experimentamos sobre essa coisa.
Carolinaaaaaaf: d-Segundo Hegel, o processo de conhecimento é caracterizado pela tensão dialética entre o sujeito e o objeto, o espírito e a natureza. MOTIVO- Sempre carrega-se em si o que se foi no passado. “Para Hegel, só por meio da dialética é que se pode observar a verdade das coisas. A verdade de uma flor não estava só em sua fase final ou seu estado florescido, mas no fato de que ela, antes de desabrochar, foi um botão.

Soluções para a tarefa

Respondido por flavuska
16

Resposta:

Explicação:

Em sua obra Crítica da Razão Pura, Kant conclui que a razão opera de forma completamente independente das circunstâncias ou experiências.

Resposta:

 

Explicação:

 

Respondido por larissamagrani
0

Acerca do Idealismo Alemão, a alternativa correta é a LETRA E.

Para Immanuel Kant, filósofo moderno alemão, conceitos categóricos são conhecidos de forma a priori, isto é, anteriores a qualquer experiência humana no mundo. São noções transcendentais e somente concebidas pela razão humana.

Através da obra "Crítica da Razão Pura", Kant descarta que haja um conhecimento puramente racional, como o cartesiano de Descartes, mas também não defende que o conhecimento humano se dê unicamente pelas experiências sensíveis, como Hume afirma.

Embora o conhecimento, para Kant, tenha o seu início nas experiências, estas são sujeitas a elementos a priorísticos da sensibilidade e do entendimento inatos da mente humana.

Link: https://brainly.com.br/tarefa/23618809

Anexos:
Perguntas interessantes