O Idealismo Alemão é uma escola ou corrente filosófica que se desenvolve entre os séculos XVIII e XIX. Ela é conhecida pelo trabalho de pensadores como Kant, Fichte, Hegel e Schelling, bem como pela influência exercida em correntes como o Existencialismo, a Teoria Crítica e o Pós-Estruturalismo.
Soluções para a tarefa
O Idealismo transcendental é a doutrina segundo a qual todo objeto de conhecimento é determinado a priori pela própria natureza de nossa faculdade de conhecer. Tal ideia baseia-se em Kant: o idealismo kantiano não despreza a experiência como fazia o idealismo clássico.
Deste idealismo kantino é que surge o posterior Idealismo alemão: Kant aparece como gerador desse esplendido movimento filosófico.
Os idealistas começam apresentando suas filosofias como interpretações de Kant. O que fazem com Kant é sua própria filosofia pelos caminhos kantianos e, partindo de Kant, dar continuidade ao que Kant não fez. Fichte, Schelling e Hegel pretendem fazer a metafísica que Kant não chegou a fazer.
Os três filósofos do idealismo tentam reconstruir a metafísica, mas partindo da concordância inicial com Kant. Todas as filosofias posteriores tentam buscar uma condição a priori – Marx, Freud, Jung, Nietzsche. Por trás de tudo, existe uma estrutura que pré-determina tudo:
- economia/ideologia
- inconsciente
- vontade de poder
Para saber mais: https://brainly.com.br/tarefa/38984141