O ideal é que, cedo ou mais tarde, se invente uma forma pela qual os educandos possam participar da avaliação. É que o trabalho do professor é o trabalho do professor com os alunos não do professor consigo mesmo.
Em relação ao contexto apresentado, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) O ensino da filosofia tem, como finalidade, desenvolver as capacidades de raciocínio de pensamento em geral, as capacidades de verbalização do pensamento e a construção do conhecimento através do diálogo de ideias e reflexão em grupo.
( ) No ensino da filosofia, a avaliação é uma ferramenta importante na Comunidade de Investigação, porque através dela que ocorre a autocorreção e autocrítica com o objetivo de criar hábitos reflexivo, criativo e ético dos alunos.
( ) A avaliação de aprendizagem com o objetivo de diagnosticar e acolher o aluno, dando a ele, a possibilidade de dimensionar seu próprio avanço, seu crescimento, seu nível de aprendizagem para ter uma leitura crítica, criativa e cuidadosa dos fenômenos ao seu redor.
( ) A avaliação na Comunidade de Investigação deve acompanhar por uma investigação que conduz o processo educacional dos alunos para um pensamento subordinado aos ditames do professor e realizar testes para avaliar seu desempenho em sala de aula.
( ) Para um processo de avaliação eficaz é preciso que o professor construa um espaço de problematização compartilhado com seus alunos, para orientar o pensar de ordem superior para desenvolver habilidades cognitivas que contribuem na transição do modelo educacional tradicional para um crítico-reflexivo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Escolha uma:
a.
V – F – V – F – F.
b.
V – V – V – V – V.
c.
F – V – F – V – F.
d.
V – V – V – F – V. Correto
e.
F – F – F – V – V.
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
d. V – V – V – F – V.
Somente a assertiva IV é incorreta, uma vez que o intuito é que o aluno construa o seu próprio pensamento e que o mesmo não esteja subordinado somente ao que o professor diz.
O importante é que o aluno construa a sua própria autonomia e o seu pensar, independentemente da opinião do professor.
A aprendizagem deve priorizar a construção do pensamento crítico do aluno. Para isso, o professor deve realizar atividades que promovam essa habilidade, como leituras, rodas de conversa, etc.
O docente exerce papel de mediador do conhecimento, não detentor.
Abraços!
Respondido por
7
Resposta:
V – V – V – F – V.
Explicação:
corrigido pelo ava
Perguntas interessantes