O humanismo italiano do século XV aparece essencialmente ligado à ideologia de uma burguesia mercantil, cidadã e pré-capitalista. Não obstante, ao transplantar-se para outros países onde a
burguesia não era a mesma nem estava socialmente configurada de modo semelhante, mostrou-se vital e igualmente fecundo. Isso significa que, à margem suas particulares formas éticas,
artisticas ou literárias iniciais, tal movimento mostrou ser historicamente funcional e, sem dúvida alguma, sua grandeza e fecundidade derivaram do fato de que quis claramente sê-lo o
humanismo pretende substituir o sistema mental hierárquico da sociedade medieval com uma perspectiva que, se bem que seja individualista, tende a uma união fraterna e sem desigualdades
substanciais entre todos os homens. Sua reinvindicação da dignidade do indivíduo se refere e corresponde, com efeito, a afirmação do valor universal da humanidade [.]. O humanismo é uma
cultura aberta, livre e dinâmica, isto é, uma cultura consciente de que é puramente humana [...]
ROMANO, R.; TENENTI, A. . Los fundamentos del mundo moderno. Madrid: Siglo XXI. p. 130.
O texto acima traz uma concepção interpretativa a respeito do humanismo, o qual
a) apresenta uma mentalidade vinculada aos preceitos morais cristãos, pautados na coletividade
O b) sugere a preservação da ordem socioeconômica feudal, de modo a expandir as atividades burguesas.
O c) desenvolveu-se na transição feudo-capitalista, estabelecendo uma concepção mental associada ao individualismo.
d) afirma-se como um movimento intelectual circunscrito às práticas intelectuais propagadas pelos estoicos.
O e) pauta os propósitos ideológicos da burguesia que, almejando auferir lucros, estimulou a consolidação do feudalismo.
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Letra A mais não tenho certeza
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