O Huanglongbing (HLB), também conhecido como “greening” ou “doença do ramo amarelo” é, atualmente, uma das mais destrutivas doenças da citricultura mundial. A doença está associada a bactérias restritas aos vasos do floema, não são cultivadas em meio de cultura e sua identificação e caracterização é feita somente por técnicas moleculares. Três espécies causam a doença: Candidatus Liberibacter asiaticus, causadora da forma asiática da doença, Ca. L. africanus, causadora da forma africana da doença e Ca. L. americanos, que foi detectada em 2004, na região central de São Paulo. Ca. L. asiaticus e Ca. L. americanos são transmitidos pelo psilídeo Diaphorina citri, enquanto Ca. L. africanus é transmitida pelo psilídeo Trioza erytreae.
Fonte: RAIMUNDI, Melina Korres. Fitopatologia Aplicada. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., Unidade 3, Seção 1, 2018.
Os sintomas causados por estas bactérias caracterizam-se por presença de mosqueados irregulares nas folhas, apresentando regiões cloróticas não definidas e distribuídas de forma assimétrica no limbo foliar verde. O HLB é uma das mais importantes doenças dos citros da atualidade, o agente causal é classificado como praga quarentenária A2, segundo Instrução Normativa nº 45, de 22/08/2018, constituindo-se em um fator de restrição à comercialização de frutos cítricos para países e unidades da Federação livres da doença (BASSANEZI et al., 2016).
BASSANESI, R. B. et al. Doenças do Citros. In: AMORIM, Lilian; REZENDE, Jorge Alberto Marques; BERGAMIN FILHO, Armando; CAMARGO, L.E.A. (Ed.). Manual de Fitopatologia: Doenças das plantas cultivadas. 5. ed. Ouro Fino: Agronômica Ceres Ltda., 2016. Cap. 30. p. 271-306
Com base no contexto apresentado, classifique as afirmativas a seguir em verdadeiras (V) ou falsas (F), no que se refere as medidas de controle que podem ser empregadas para esta doença.
( ) O controle do Huanglongbing (HLB) é realizado principalmente pelo emprego de variedades resistentes e tolerantes;
( ) O controle é realizado mediante utilização de mudas sadias e certificadas, produção de mudas em viveiros telados;
( ) Eliminação imediata da planta com sintoma da doença, associado ao controle do inseto vetor;
( ) Uso de mudas sadias, provenientes de viveiros registrados e o controle químico do inseto vetor são as principais medidas de controle do HLB.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Soluções para a tarefa
Respondido por
29
Resposta:
F V V F
Explicação:
AVA
Respondido por
6
Resposta:
F V V F
Explicação:
Perguntas interessantes