Saúde, perguntado por bruna20154, 11 meses atrás

- O HPV (Papilomavírus Humano), tem sido bastante estudado devido ao seu potencial carcinogênico relacionado à integração do DNA viral ao genoma do hospedeiro. Já foram identificados mais de 120 tipos diferentes de HPV com base na heterogeneidade de seus genomas. Molecularmente, sabe- se que que o vírus do HPV desabilita genes importantes no genoma, como por exemplo o gene que produz a proteína P53. Assim, pergunta-se, como a falta da proteína P53 pode facilitar o desenvolvimento tumoral ?

Soluções para a tarefa

Respondido por mayaravieiraj
0

Oi!

Sabemos que o termo  p53 se refere a uma proteína citoplasmática, que possui massa molecular equivalente a 53 kDa. Essa proteína é produzida pela própria célula e as mutações somáticas no gene supressor tumoral p53 estão presentes em aproximadamente 50% da totalidade dos tumores que se desenvolvem em humanos, com isso, ele é o gene mais alterado.

Assim como ocorre com o gene RB, o gene p53 codifica uma proteína nuclear fosforilada específica que possui características de ligação ao DNA, por conta disso, ela é um importante fator de transcrição, interagindo com outros genes.

Perguntas interessantes