O Hospital Maria Ortiz é referência em Oncologia para o estado do Espirito Santo, onde chegam a circular, diariamente, no ambulatório três mil pessoas. Neste Hospital são gerados os seguintes resíduos: seringas, agulhas, ampolas de vidro, lâminas de bisturi sonda, dreno, vômito, xilol, álcool absoluto, hematoxilina, papel, copo descartável, restos de alimentos, luvas, gases, esparadrapos. Rejeitos radioativos são devolvidos à empresa que os vende. Nos pontos de geração dos resíduos do Hospital Maria Ortiz, existem baldes de fibra de vidro com tampas articuladas cuja capacidade varia de 50 a 70 litros. Já nos centros cirúrgicos, os baldes são de 100 litros e sem tampa, conforme dispõe o anexo da RDC n° 222/2018. Com relação ao armazenamento temporário, da fonte de geração para este local, a coleta é realizada conforme a necessidade. No entanto, os funcionários do Hospital tentam não coincidir com o horário de almoço e de visitas. Só existem horários fixos para os resíduos da UTI e do Centro Cirúrgico, sendo realizada após cada cirurgia. Para a coleta interna existem dois funcionários e cada um deles utiliza um carrinho coletor. Ao todo, o Hospital conta com 15 pontos de armazenamento interno, distribuídos por setor, e dentro dos quais são colocados todos os resíduos de seus respectivos setores, sendo separados apenas pelos sacos plásticos apropriados a cada tipo de resíduo. Do armazenamento temporário, os resíduos são levados para o armazenamento externo que possui compartimentos onde cada tipo de resíduo é disposto separadamente.
A coleta externa é realizada pela SAÚDE AMBIENTAL, empresa privada que presta serviços à prefeitura de Vitória. Assim, ela recolhe os resíduos do Hospital pela manhã e à noite, de segunda a segunda. Quanto aos resíduos comuns, são recolhidos às 20 horas por um caminhão com compactador pela mesma empresa contratada pela Prefeitura municipal. O único tratamento realizado para o recebimento destes resíduos é a preparação do solo do aterro de Vitória.
Com base no texto acima responda as perguntas a seguir:
Classifique os resíduos gerados pelo Hospital Maria Ortiz, organizando-os frente aos respectivos grupos, segundo a RDC. 222/ 2018 (ANVISA).
Segurança do trabalho é um agrupamento de medidas que se preocupam em prevenir acidentes baseadas em algumas regras que visam proteger o trabalhador, tanto fisicamente como mentalmente, sempre pensando em eliminar todos os riscos relacionados à saúde em seu ambiente de trabalho. Toda empresa deve fornecer aos seus trabalhadores as mínimas condições de segurança e saúde ocupacional, eliminando ou diminuindo os riscos de exposição. Portanto qual deve ser a conduta adotada pelo hospital frente aos trabalhadores que realizam a coleta interna dos resíduos?
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
O hospital frente aos trabalhadores que realizam a coleta interna dos resíduos deve criar uma politica de proteção para esses profissionais, adotando métodos de trabalho mais seguros, disponibilizando EPI's como luvas, mascaras, aventais e óculos se necessário.
A disponibilização de EPC's para os trabalhos também é importante assim como a adoção de recipientes adequados, como caixas de materiais perfuro-cortantes.
A flexibilização dos horários para melhorar o trabalho de coleta desses resíduos também é importante.
Espero ter ajudado!
Usuário anônimo:
Danas você já pode ser moderador vc tem que entrar no blog do Brainly
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
História,
6 meses atrás
Inglês,
6 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Direito,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Pedagogia,
1 ano atrás