“O Homem Vitruviano” , de Leonardo da Vinci, é um dos mais famosos exemplos de antropocentrismo, importante característica da Ilustração. Sobre os antecedentes desse importante movimento intelectual, no contexto do processo de formação dos tempos modernos, é correto afirmar sobre as transformações decorrentes da crise feudal que:
A - a justificativa ideológica que legitimava o centralismo político dos reis absolutistas era baseada na teoria do direito divino, que defendia a separação entre política e religião.
B - Do ponto de vista econômico, a expansão marítima européia garantiu a manutenção do Mediterrâneo como principal pólo econômico do mundo moderno.
C - No campo religioso, o monopólio da Igreja Católica e a permanência da cultura teocêntrica fizeram dessa instituição uma das maiores divulgadoras e apoiadoras do pensamento intelectual iluminista.
D - No plano da cultura, a burguesia comercial cresceu e junto com ela ideias como o antropocentrismo e o racionalismo, que valorizavam o ser humano e sua capacidade criativa, pautada no uso da razão.
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
Letra D - a sociedade feudal era pautada no teocentrismo, ocorrendo sua decadência com a ascensão da burguesia. O iluminismo foi um movimento da elite europeia que trouxe ideias antropocêntricas e grandes nomes que representam a arte europeia. O "Homem Vitruviano é um exemplo de demonstração da perfeição humana.
Respondido por
3
Resposta:
letra D
Explicação:
O iluminismo criticava o antigo Regime e, entre os vários aspectos, pode-se destacar a mudança da cultura teocêntrica típica da Idade Média. Com isso, as verdades religiosas, antes incontestáveis, deram espaço a valorização da figura humana em seus vários aspectos, sobretudo, no que diz respeito a capacidade criativa. Desse modo, racionalismo e antropocentrismo passam a ser as principais diretrizes do movimento das luzes.
Perguntas interessantes