O homem que se conduz pela razão não é levado a obedecer pelo medo. Em vez disso, à medida que se esforça por conservar o seu ser segundo o ditame da razão, isto é, que se esforça por viver livremente, deseja manter o princípio da vida e da utilidade comuns e, consequentemente, deseja viver de acordo com as leis comuns da sociedade civil. Logo, o homem que se conduz pela razão deseja, a fim de viver mais livremente, observar os direitos comuns da sociedade civil.
ESPINOSA. Ética. Trad. Tomaz Tadeu, Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
O texto apresenta uma formulação do conceito de liberdade associada à obediência das leis, que, para Espinosa, diz respeito ao(à)
A
natureza humana.
B
suprema felicidade.
C
uso correto da razão.
D
aperfeiçoamento da justiça.
E
conhecimento intuitivo de Deus.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
A assertiva correta está disponibilizada na letra C pois corresponde ao conceito de Espinosa de liberdade associada à obediência. O uso correto da razão de fato é muito importante para o desenvolvimento de uma boa relação com a sociedade.
A sociedade de fato muitas vezes é movida pelo medo e não pela razão, todavia, é possível utilizar a razão da maneira correta para que você se sinta bem, bem como também respeite às leis .
Perguntas interessantes