O homem natural é tudo para si mesmo: ele é a unidade numérica, o inteiro absoluto que só tem relação com ele próprio ou com seu semelhante. O homem civil é apenas uma unidade fracionária que depende do denominador cujo valor está em sua relação com o inteiro, que é o corpo social. As boas instituições são aquelas que melhor sabem desnaturar o homem, tirar-lhe sua existência absoluta para lhe dar uma relativa, e transportar o eu para a unidade comum: de tal modo que cada particular não se creia mais um, mas parte da unidade, e apenas seja sensível no todo.
Considerando-se as características do pacto social, a proposta de uma nova sociedade tal como Rousseau conceituou encontra-se
A
na criação do contrato social como forma de atenuar a falta de liberdade, em que os associados mantêm seus direitos individuais plenos.
B
na elaboração de leis que regem a sociedade pelos legisladores, já que estes garantiriam sua melhor formulação e exercício.
C
no objetivo do pacto em liberar e restituir a liberdade ao homem, mediante a eleição de representantes para garantir o cumprimento das leis.
D
no pacto entre os membros da sociedade em nome do Estado, para garantir os direitos naturais do homem: a vida, a liberdade e a propriedade.
E
na realização de uma socialização radical do homem, para que se aliene em nome do interesse coletivo e transforme a sociedade, contra interesses particulares.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
Acho que é a A...
Explicação:
Lembre-se que Rousseau formulou o contrato social, afirmando que a liberdade natural do homem, seu bem-estar e sua segurança seriam preservados através dele.
Perguntas interessantes