O homem nasceu livre, e em toda parte se encontra sob ferros. De tal modo acredita-se o senhor dos outros, que não deixa de ser mais escravo que eles. Como é feita
essa mudança? Ignoro-o. Que é que a torna legítima? Creio poder resolver esta questão. Se eu considerasse tão somente a força e o efeito que dela deriva, diria: “Enquanto um povo é constrangido a obedecer e obedece, faz bem; tão logo ele possa sacudir o jugo e o sacode, faz ainda melhor; porque, recobrando a liberdade graças ao mesmo direito com o qual lha arrebataram, ou este lhe serve de base para retomá-la ou não se prestava em absoluto para subtraí-la. […]
Nesse texto de Jean-Jacques Rousseau, é possível perceber o seguinte principio fundamental do
pensamento iluminista:
a) Liberdade é um direito de origem divina, preservada pelos amplos poderes dados aos
governos absolutistas e à Igreja Católica.
b) Liberdade de um indivíduo não pode ser reconquistada por meio da força, mesmo que
esse seja o principal instrumento dos dominadores.
c) Direito de o individuo se rebelar contra o governante que não garantir seu direito natural à liberdade, nesse caso, revoltar-se contra o Absolutismo.
d) Obrigação de se manter sob o poder dos governantes que limitam seus direitos naturais, sem procurar caminhos para se libertar desse jugo.
e) Direito de todo o governante controlar os indivíduos, para que não retornem à condição
de selvageria que marcava os princípios da humanidade.
Soluções para a tarefa
Respondido por
19
Resposta:
Resposta Letra C
Explicação:
O trecho "tão logo ele possa sacudir o jugo e o sacode, faz ainda melhor; porque, recobrando a liberdade graças ao mesmo direito com o qual lha arrebataram, ou este lhe serve de base para retomá-la ou não se prestava em absoluto para subtraí-la." vai ao encontro do que é proposto no item C. Além de confirmar um dos princípios iluminista que fora usado contra o Antigo Regime, a Liberdade.
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
História,
8 meses atrás
História,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás