"O homem nasce livre, e por toda a parte encontra-se a ferros. O que se crê senhor dos demais, não deixa de ser mais escravo do que eles (...) A ordem social é um direito sagrado que serve de base a todos os outros. Tal direito, no entanto, não se origina da natureza: funda-se, portanto, em convenções."
(J.J. Rousseau, Do Contrato Social, in "Os Pensadores". São Paulo, Abril Cultural, 1978, p. 22)
A respeito do pensamento de Rousseau, é CORRETO afirmar:
A
Pode ser considerado um dos mais radicais dos iluministas, com ideias republicanas de voto universal.
B
Identifica-se ao pensamento abolicionista, por denunciar a escravidão praticada na América, ao longo do século XIX.
C
Liga-se do pensamento anarquista, que estabelece que o Estado deve ser abolido e a sociedade, governada por autogestão.
D
Relaciona-se ao pensamento cristão, por atribuir a todos os homens uma condição de submissão semelhante à escravatura.
E
Vincula-se ao pensamento absolutista, que atribuía aos reis o direito divino de manter a ordem social.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Resposta certa letra E Aproxima-se do pensamento iluminista, ao conceber a ordem social como um direito sagrado que deve garantir a liberdade e a autonomia dos homens.
Explicação:
Fiz no classroom e la está certo
Para Rousseau, a desigualdade é socialmente criada e convencionada, enquanto as diferenças entre os indivíduos advêm da natureza (A).
Jean-Jacques Rousseau, ao abordar a desigualdade em duas esferas: a natural e a social, aponta que a diferença natural advém por intermédio do sexo, da força, da idade, da estatura e etc.
Já a desigualdade social, que é foco dos estudos de Rousseau, acontece na sociedade de modo quase que consensual, pois tais diferenças reais são naturais.
Assim, para Rousseau, os homens são felizes no estado de natureza, mas o que corrompe o homem é a vida social, à medida que é na sociedade que os homens competem entre si e são arrogantes quando são detentores de conhecimentos.
A noção de progresso deturpa o viver bem em sociedade e tira do homem a noção de felicidade constituída no estado de natureza.
Link: brainly.com.br/tarefa/30514636