"O homem nasce livre, e em toda a parte se encontra sob ferros. De tal modo acredita-se o senhor dos outros, que não deixa de ser mais escravo que eles." ROUSSEAU, Jean-Jacques. O contrato social. São Paulo: Martins Fontes, 1996. p. 9.
Sobre a frase de Rousseau é possível dizer que:
(A)
o homem tem a liberdade como constituição da sua própria natureza, nada lhe oprime a não ser ele mesmo.
(B)
o homem nasce livre, mas naturalmente é mal, portanto, sua liberdade é condicionada sempre para o mal.
(C)
o homem nasce livre, mas, inserido em uma sociedade, está condicionado a obedecer regras e leis que limitam a sua liberdade.
(D)
o homem vive escravizado por sua própria consciência, uma vez que se percebe enquanto um ser culpado de algo.
(E)
as correntes libertam o homem de um egoísmo, desta forma, quanto mais somos controlados mais podemos desenvolver nossas potencialidades coletivas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
30
Letra C é a correta, pois as regras e leis que limitam sua liberdade são os fatores aos quais Rousseau se refere ao dizer que o homem se encontra em toda a parte sob ferros.
Respondido por
22
Olá!
De fato a alternativa C está correta.
Bem, o conceito de liberdade em sociedade, traça um paralelo com o contexto da ética, pois ao viver como um cidadão, estamos condicionados a direitos e deveres em comum com todos, assim como a busca por igualdade nas ações.
Assim, quando Rousseau refletiu sobre a liberdade, ele se referia também ao conjunto de normas, leis e morais que nos rodeiam, e, trazem um equilíbrio, pois quando não são cumpridas, realiza as punições necessárias.
Até mais!
Perguntas interessantes