"O homem não é dado, não é um dado de fato: ele pode ser. Mas o que pode ser o homem? Sua escolha, afirma Jaspers, está apenas no reconhecimento e na aceitação daquela possibilidade – na única possibilidade – que é a situação na qual o homem se encontra: 'O meu eu é idêntico ao lugar da realidade em que me encontro'. A minha situação se identifica comigo mesmo, pois não posso ser senão o que sou e não posso me tornar senão o que sou (...)." (REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da filosofia. 3. ed. v.III. São Paulo: Paulus, 1990. p. 601.) Jaspers é um dos pensadores cujo pensamento possibilitou o surgimento da fenomenologia e do existencialismo. A noção de “situação” é central e põe o homem dentro de um âmbito de possibilidades de ser e agir. Qual das alternativas fala corretamente deste conceito, a partir do trecho apresentado? Escolha uma: a. A ação do homem deve partir da aceitação, da resignação diante dos fatos, entendendo que não é possível agir do modo como é desejado, mas apenas do modo como uma determinada situação encaminha. b. Para que o homem se reconheça como indivíduo, deve assumir um posicionamento único, que perdure e seja perceptível em tudo que faz. c. A encontrabilidade do homem depende das escolhas já realizadas, mas cada situação é fruto de um acaso que se desdobra até chegar ao ponto presente. d. Existe apenas uma possibilidade de construção da individualidade, que é por meio do posicionamento consciente diante das necessidades. Agindo, o homem pode ser o que deseja, dentro de possibilidades infinitas como “cidadão do mundo”. e. O contexto faz que o homem tenha diante de si determinadas possibilidades de ser e agir. Assim, não é possível pensar uma mesma ação, com um mesmo sentido, dentro de contextos diferentes.
Soluções para a tarefa
Respondido por
28
RESPOSTA: O contexto faz que o homem tenha diante de si determinadas possibilidades de ser e agir. Assim, não é possível pensar uma mesma ação, com um mesmo sentido, dentro de contextos diferentes.
Perguntas interessantes
O contexto faz que o homem tenha diante de si determinadas possibilidades de ser e agir. Assim, não é possível pensar uma mesma ação, com um mesmo sentido, dentro de contextos diferentes. Correto