O homem, enquanto ser social constituído na história, apresenta em sua própria existência a dependência de viver de forma social. Tudo se torna social. E o trabalho, enquanto natureza humana acaba por ser o fundamento da ontologia do mundo dos homens. Sobre o conhecimento em relação à moral e a sociedade, julgue a INCORRETA.
a.
O trabalho é o que primeiro possibilita a distinção dos homens dos demais animais e enquanto categoria gerada pelo mundo dos homens, rompe com a categoria natural, exigindo instrumentos, habilidades e conhecimento para a sofisticação das necessidades.
b.
O trabalho, no seu sentido ontológico, é uma atividade essencialmente humana.
c.
A natureza humana organiza o trabalho para atender às necessidades materiais e sociais sendo produto da história.
d.
Moral e sociedade estão relacionadas, pois, o ser humano, em seu cerne, se desenvolve como um ser inconsciente, universal e atrelado a uma sociedade, um ser social que necessita de habilidades constitutivas da sua sociabilidade para garantir que suas relações sejam estabelecidas e efetivas de forma desarmônica com seus pares.
e.
A moral é fruto da história, pois para haver a vida em sociedade e a organização social, são necessárias regras de convivência.
Soluções para a tarefa
D- Moral e sociedade estão relacionadas, pois, o ser humano, em seu cerne, se desenvolve como um ser inconsciente, universal e atrelado a uma sociedade, um ser social que necessita de habilidades constitutivas da sua sociabilidade para garantir que suas relações sejam estabelecidas e efetivas de forma desarmônica com seus pares.
A é verdadeira, pois o homem é o único animal capaz de criar e utilizar ferramentas, que permitem o trabalho, sendo, por este fator, diferente dos demais animais.
B é verdadeira, pois só o homem é capaz de trabalhar a realidade, adaptando-a à sua vontade.
C é verdadeira, pois o trabalho é um modo de vencer as limitações da natureza.
D é falsa, pois o homem é, por sua própria natureza, um ser consciente e individualizado.
E é verdadeira, pois a moral (os hábitos/costumes) nasce das interações entre diferentes agentes históricos/políticos/culturais.
É correta a alternativa D.